Novos meios de contribuição ao vivo

Armando Ishimaru da JVC

Armando Ishimaru da JVC

Novas pressões para contribuição ao vivo provocadas pelo advento das tecnologias de transmissão e soluções integradas de streaming são apresentadas no SET Norte

A palestra “novos meios de contribuição ao vivo”, de Armando Ishimaru (JVC) mostrou aos presentes na tarde do segundo dia do SET Norte 2014 a evolução dos meios de comunicação com o advento da micro-onda, satélite, telefonia móvel e mais recentemente as redes IP que encurtaram as distâncias e o tempo para uma matéria sair ao ar. “Com isso a pressão sobre a equipe de jornalismo por rapidez é cada vez maior requerendo equipamentos com melhor mobilidade e conectividade”.

A palestra de Ishimaru mostrou como os chips de celulares permitem a contribuição e por isso, hoje é possível emitir com banda 4G, por isso a JVC desenvolveu uma solução com a mais avançada tecnologia em captação de imagem integrada à tecnologia IP e de telecomunicações em uma câmera compacta de alto rendimento capaz de fazer um streaming ou ftp in loco a qualquer parte do mundo. “Tudo sem nenhum formato proprietário”.

A seguir, o executivo da JVC explicou a diferença dos sensores e como a empresa escolheu sensores CMOS de 1/3” com 12-bit readout com 1920×1080 (x3) com sensibilidade (F11 com @2000 lux), e uma iluminação mínima de 0.15lux no modo loLux.

Assim, segundo Ishimaru, a tendência é ter câmeras mais leves que permitam facilmente a contribuição ao vivo diretamente de uma camcorder porque afinal, cada dia mais, o que importa e enviar as imagens e permitir que o “jornalismo avance ao vivo”.

De fato, para o executivo em jornalismo o que “prima é a versatilidade e mobilidade. Com as câmeras GY-HM650/ GY-HM850/GY-HM890 temos interface USB para adaptadores Wi-Fi, adaptadores para cabos RJ45 de rede, modens 3G ou 4G LTE. Podemos fazer que a câmera seja um cliente FTP, que seja um servidor web com acesso por qualquer browser com endereço IP, monitoramento e controle de Zoom e gravação, com clip thumbnails preview, edição de metadata e configuração de rede”, entre outras aplicações.

Para o executivo da JVC no Brasil a questão é que o mercado vai por dois caminhos, para dos mundos, para o mundo da qualidade como para a mobilidade. “Hoje abrimos o leque da qualidade e a indústria e conseguimos oferecer patamares diferentes. A tecnologia esta muito dinâmica, por isso cada um opta por um espaço, porque existe mercado para todos e consumidores para todos”.

Assista ao vivo

Para ter acesso ao vídeo ao vivo clique em um dos links abaixo:

Para acessar a transmissão através de seu pc

Para acessar a transmissão através de seu Iphone / IPAD

O Congresso conta com a parceria Institucional da Fundação Rede Amazônica, e é uma realização: SET – http://www.set.org.br

A Revista da SET realizará a  cobertura ao vivo do evento em : www.revistadaset.com

Data: 5 e 6 de novembro de 2014

Horário: 9 a 18H.

Local: Studio 5 Centro de Convenções. Av. Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial – Manaus – AM

 

Por Fernando Moura, em Manaus

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s