Parceria Inédita entre a SET e a maior universidade do Estado de São Paulo espera formar
jornalistas com interesse para as tecnologias utilizadas na indústria broadcast brasileira
A SET firmou parceria com o curso de jornalismo do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP). O convénio visa a união e o trabalho conjunto entre a academia e a publicação para a realização de uma atividade conjunta com docente e alunos dirigido pelo Prof. Francisco Machado Filho, colaborador permanente da revista e Fernando Moura, editor chefe da Revista da SET.
O projeto tem interesse para ambas partes porque terá como principal objetivo o desenvolvimento de produção de conteúdo jornalístico para a revista a partir de uma pauta elaborada pela editoria e transmitida para os alunos em uma aula temática pelo docente responsável pelo projeto. Assim, os alunos tomam contato com as recentes inovações tecnológicas na área de produção de conteúdo para a televisão e se capacitam para mercado de trabalho.
Por isso, a parceria é de vital importância para as parte porque estas são instituições altamente representativas do mercado brasileiro, com atuação reconhecida em seus respectivos segmentos de atuação sendo que a UNESP dedica-se ao ensino de futuro profissionais e a SET a seu turno é uma associação técnico científica formada por profissionais e empresas, sendo um polo de difusão, expansão, de estudos e aperfeiçoamento dos conhecimentos técnicos, operacionais e científicos com atuação no segmento de engenharia e afins, dos campos da televisão, rádio, telecomunicações, internet e cinema.
Esta parceria, que agora será formalizada, começou em 2013 de forma altruísta e informal com a chegada do professor Francisco Machado Filho da UNESP/Bauru e 3 alunos ao Congresso da SET e se estendeu em 2014 com mais 3 alunos e um professor para a realização, em ambas oportunidades, da cobertura do maior e mais importante congresso de América Latina de Engenharia de Televisão, por isso “achamos importante que as habilidades dos alunos e a disposição dos professores da UNESP possa continuar a ser importante na difusão das novas tecnologias gerando o apoio institucional e operacional uma da outra”, afirma Olímpio Franco, Presidente da SET.
Machado Filho afirma que o projeto é de extrema importância para os alunos porque a parceria “possibilitará aos alunos de comunicação um contato com as inovações tecnológicas disponíveis no mercado de produção de televisão brasileiro que não são contempladas durante a fase de graduação”.
Por Fernando Moura, em Bauru/SP