SET e Trinta: Estruturas IP debatidas em Las Vegas

John Mailhot (IMAGINE COMMUNICATIONS) afirmou que o switches Ethernet datacenter-grade, serão fundamentais na infraestrutura híbrida de conexão de áudio / vídeo para as instalações de TV, permitindo uma transição conveniente dos equipamentos SDI existentes para os do futuro com base em IP

John Mailhot (IMAGINE COMMUNICATIONS) afirmou que o switches Ethernet datacenter-grade, serão fundamentais na infraestrutura híbrida de conexão de áudio / vídeo para as instalações de TV, permitindo uma transição conveniente dos equipamentos SDI existentes para os do futuro com base em IP

Um dos temas do momento é a migração das emissoras para estruturas baseadas em redes IP, por este motivo, o primeiro dia do SET e Trinta 2015 trouxe diversas palestras sobre o assunto. John Mailhot (IMAGINE COMMUNICATIONS) trouxe ao SET e Trinta um tema que de certeza será muito discutido nesta edição da NAB, “Gerenciando Instalações de banda base híbrida e IP”, explicando que um dos pontos que mais se trabalha na actualidade é a transferência de dados e as suas taxas, e que por isso é preciso pensar não apenas em “equipamentos para broadcast”, mas sim é “ecossistemas”.

“Hoje estamos em um período de transição por isso, temos de ver que é melhor e que escolher”, mas temos claro que “a transição para estruturas de IP é inevitável, nesse sentido, a pergunta é se o IP substituirá o cabo coaxial? Porque cada dia temos mais vídeo para ser transportado” afirmou Mailhot.

Mailhot explicou que os broadcasters precisam ver os custos, ter claro que tipos de switchers de Ethernet serão utilizados e com isso pensar que a tecnologia baseada em software já é uma realidade. “O SDN (Software-Defined Networking) é a forma mais simples de transportar e gerenciar vídeo”.

“A migração do SDI para o IP é mandatória para enfrentar os novos desafios da radiodifusão como o Ultra HD e a distribuição para múltiplas plataformas”, Mo Goyal (Evertez)

Mais tarde, Mo Goyal (EVERTZ/ PHASE ENG) na palestra “realidade de uma Instalação 100% IP” mostrou aos presentes como o mundo esta cada dia mais virado para as estruturas IP e como o avanço da qualidade de vídeo torna necessária esta migração.

Ele explicou as diferentes soluções para network via IP destacando que na atualidade já é possível trabalhar com estruturas 10G/100G que estejam interligadas com outros sistemas que pela sua vez estão interligados entre si. Para isso, ele apresentou a solução SDVN (Software Defined Video Networking) que a diferença de uma rede SDN (uma rede de gerenciamento que trabalha com um router determinístico) trabalha por cima e unificando todo o sistemas de “Networking”, a infraestrutura, o transporte, o tally, os paneis de controle, o rourting, os multiviewers.

Para Goyal “isto não é uma solução, é uma filosofia, uma mudança de comportamento”, um conceito “que muda a forma de olhar para a engenharia de TV e os seus sistemas”, e “na Evertz temos uma serie de produtos e soluções para avançar nesta filosofia”.

Acompanhe a cobertura completa do SET e Trinta, o seminário exclusivo da SET que reúne opinião de leaders, profissionais e empresas para discutir as principais novidades em tecnologia de broadcasting e novas mídias durante o NABShow, em Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos.

Este ano, o evento acontece os dias 13, 14 e 15 de abril, nas salas N116, N117 e N118 do pavilhão de exposições. As atividades começam sempre às 7 da manhã e terminam por volta das 9 horas, quando a feira americana começa.

Confira o cronograma completo em: 
www.set.org.br/eventos_nab_programacao.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Las Vegas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s