O transporte de áudio via IP foi um dos temas principais do primeiro dia do SET e Trinta 2015, Felix Kruckels (LAWO/Line Up) explicou que nos últimos tempos a produção de áudio teve uma serie de complicações e diferenciais que a tornaram mais complexa. Na palestra “Como o IP muda a produção de áudio”, o executivo afirmou que a “a “distribuição de conteúdo é o mais importante em um mundo que trabalha com modelos lineais, mas que é consumido, entre outras situações, por consumidores não lineais”
Para ele, o mercado de transmissão exige soluções cada vez mais abrangentes e integradas. Áudio e vídeo fundem-se cada vez mais e as redes em IP serão utilizadas para a distribuição de sinais, trazendo benefícios indiscutíveis para o mercado. “A Lawo já está usando a tecnologia de rede baseada em IP RAVENNA em seus produtos e por isso participar destes desenvolvimentos e tecnologias é um desafio estimulante, e nessa palestra falaremos sobre como a tecnologia IP muda a produção de áudio”.

“O mercado de transmissão exige soluções cada vez mais abrangentes e integradas” afirmou Felix Kruckels (LAWO/Line Up)
Por isso, disse ele, “o que antes era enviado para uma única plataforma, agora é enviado para múltiplas plataformas, e precisamos ter opções e infraestruturas para esse transporte porque o SDI já não é uma solução, agora precisamos utilizar roteadores de vídeo escaláveis porque mudou a escala de transporte”.
Para Kruckels o futuro radica em migração para infraestruturas IP que possam ser orquestradas e gerenciadas com um único sistema e que esta plataforma controle tudo o workflow da emissora que tem como principal objetivo ““chegar ao switcher e desde aí poder ser enviado as diferentes plataformas que a emissora escolha”.
Acompanhe a cobertura completa do SET e Trinta, o seminário exclusivo da SET que reúne opinião de leaders, profissionais e empresas para discutir as principais novidades em tecnologia de broadcasting e novas mídias durante o NABShow, em Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos.
Este ano, o evento acontece entre os dias 13, 14 e 15 de abril, nas salas N116, N117 e N118 do pavilhão de exposições. As atividades começam sempre às 7 da manhã e terminam por volta das 9 horas, quando a feira americana começa.
Confira o cronograma completo em:
www.set.org.br/eventos_nab_programacao.asp?ano=2015 5
Por Fernando Moura, em Las Vegas