SET SUL 2015: Interiorizar a TV Digital tem custos altíssimos

Sérgio Martins (SM Consultoria)

Sérgio Martins (SM Consultoria)

Sérgio Martins (SM Consultoria) trabalhou a “interiorização da TV Digital”, um dos principais temas do SET SUL 2015. Ele disse que a despesa para digitalizar todos os municípios brasileiros e muito alta alcançando, por exemplo no Paraná os “33 milhões de reais” sendo que em cada município depende da topografia do lugar e o tipo de edificações que possua. Ele afirmou que o mais difícil, e mais caro é a implantação das antenas e sites.

Na palestra “Interiorização da TV Digital, opções para redução de custos de instalações em cidades pequenas”, Martins disse que o grande problema é “o custo da implantação, de fato todas as cidades de interesse comercial estão cobertas ou serão cobertas nos próximos tempos. Assim, precisamos reduzir custos, e para isso, precisamos otimizar os recursos disponíveis, e com isso maximiza-los” para que seja possível a “interiorização”.

Ele explicou as diferenças entre redes SFN e MFN e com elas “soluções de interiorização, com destaque para a implantação do Gap Filler” mediante um case produzido pela empresa, e como ela trabalhou diferentes situações para “reduzir custos de implantação” sabendo que um dos principais gargalos é “a falta de profissionais qualificados para a implantação dos processos”.

Martins disse aos presentes que em todas as “implantações é preciso analisar as opções com as suas vantagens e desvantagens” assumindo que em todos os processos “a questão cultural é muito forte” e tem de ser “analisada caso a caso”. Ainda falou do compartilhamento de “sites” e como eles podem ser uma opção de redução de custos.

O SET SUL 2015, Seminário de Tecnologia de broadcast e novas mídias Gerenciamento, produção, transmissão e distribuição de conteúdo eletrônico multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, entre outros.

O seminário se realiza nos dias 12 e 13 de Maio de 2015 em Curitiba, Paraná, das 9:00 às 19:00H na Universidade Positivo Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Curitiba – Paraná, e conta com a parceria Institucional: RPC TV/Universidade Positivo.

Confirma a programação completa em:

http://www.set.org.br/eventos_regionais_sul.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Curitiba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s