SET Nordeste 2015: As mudanças tecnológicas na produção jornalística

Erick Soares (Sony Brasil)

Erick Soares (Sony Brasil)

A primeira palestra da tarde do segundo dia do SET Nordeste foi proferida por Erick Soares (Sony Brasil) e intitulada “Novas tecnologias e o impacto na eficiência da produção de jornalismo”. Soares trouxe à capital cearense as mudanças tecnológicas caminhando para o 4K.

O executivo desenvolveu os conceitos de eficiência de workflow, soluções IP Live; mainstream em 4K e range dinâmico (HDR), para melhorar a “eficiência na produção de jornalismo”, apontando os pilares e desafios tecnológicos que as emissoras enfrentam nesta etapa de transição.

Soares mostrou alguns exemplos de como a produção jornalística está mais flexível e como hoje já é possível, por exemplo, realizar envios por sistemas de “wireless file transfer” incluídos em algumas das próprias câmeras que a Sony disponibiliza ao mercado permitindo, também, o “live streaming”, soluções de baixo custo que “ajudam na produção jornalística”.

Para o palestrante, as novas tecnologias e sua adoção na área de produção de jornalismo podem contribuir para uma maior eficiência operacional, por isso é necessário, disse, “pensar em recursos e possibilidades de uso de novas tecnologias tanto na área de captação, bem como de contribuição, e na área de arquivo, para uma maior agilidade e eficiência operacional da cadeia de produção da área de jornalismo”.

Soares afirmou que “o processo de produção jornalística está mudando, e uma das novas formas de preservação é o avanço para discos ópticos porque a tecnologia de transferência magnética está perdendo suas principais funcionalidades, enquanto a mídia óptica é mais durável, compatível e flexível”.

Ainda explicou as funcionalidades das plataformas IP Live Production, que permitem o trabalho remoto e uma transição tecnológica mais simples e sem tantos investimentos. “Hoje a produção já é praticamente feita em rede IP, mas ainda não está resolvido o “tráfico IP e como esse tráfico pode ser realizado.”

Veja a programação do SET Nordeste 2015 

SET Nordeste 2015
Rua Vicente Linhares, nº 308, Aldeota, FORTALEZA – CE
Parceria Institucional: ESTÁCIO DO CEARÁ – ACERT – ASSERPE
Carga Horária: 18 horas – 09:00 às 18:00

Por Fernando Moura, em Fortaleza (CE)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s