SET Nordeste 2015: Preparando a infraestrutura para o futuro

Em um momento de mudanças e migrações, o apagão analógico da TV Digital e a migração da rádio AM para FM são muito importantes para a radiodifusão brasileira. Nesse ponto, a palestra/aula de José Elias, consultor comercial da IF Telecom, mostrou aos presentes conceitos importantes sobre antenas, propagação de ondas, campos elétricos e magnéticos.

José Elias, consultor comercial da IF Telecom explicou o funcionamentos das antenas no SET Nordeste 2015

José Elias, consultor comercial da IF Telecom explicou o funcionamento das antenas no SET Nordeste 2015

Para Elias, é importante que os profissionais do setor entendam que um dos principais compromissos da escolha de sistemas radiantes devem levar em conta o projeto da estação de forma integrada, onde a potência do transmissor versus o ganho de antena e perdas dos componentes no caminho da transmissão devem encontrar o equilíbrio para um ótimo desempenho.

O executivo avançou para o conceito de antena: “Sei que todos sabem o que ela é, mas ela é um dispositivo que transforma energia eletromagnética em sinais”. A questão é que “a maioria das pessoas primeiro pensa no transmissor e depois na antena, e isso não está certo”, afirmou. “A função da antena é primordial em qualquer comunicação realizada por radiofrequência”.

Ele disse que contrariamente ao que muitos pensam, as antenas não são sempre as mesmas. “De fato, com a evolução dos sistemas irradiantes se aumentou a largura de faixa de operação e se reduziram custos de produção por aumento de produtividade, e não por corte de custos”.

Elias explicou aos presentes no auditório da Universidade Estácio do Ceará quais as antenas mais utilizadas, visando vencer as limitações mais comuns encontradas em campo, e os principais avanços na tecnologia de antenas cilíndricas faixa larga e painéis baixo custo e de alta performance.

Para o executivo, as antenas de hoje precisam estar “preparadas para o amanhã”. “Por isso necessitam de extrema linearidade, para evitar distorções na constelação ou estresse dos códigos corretores antes da transmissão dos sistemas até os aparelhos receptores porque na transmissão de sistemas avançados de modulação digital já viabilizam tecnicamente 4K ‘over-the-air‘. ”

No fim da aula/palestra, Elias reforçou que as emissoras não podem “errar na escolha” porque se se erra não será possível vencer as limitações mais comuns encontradas em campo. Fez comparações de espectro analógicos ou digitais, onde foram incluídos pontos e cuidados que devem ser observados para uma ótima condução na escolha de sistemas radiantes, bem como da implantação nessa fase de interiorização até o “switch-off” analógico.

Veja a programação do SET Nordeste 2015 

SET Nordeste 2015
Rua Vicente Linhares, nº 308, Aldeota, FORTALEZA – CE
Parceria Institucional: ESTÁCIO DO CEARÁ – ACERT – ASSERPE
Carga Horária: 18 horas – 09:00 às 18:00

Por Fernando Moura, em Fortaleza (CE)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s