A ilegal, porém importante utilização de Drones na produção audiovisual

Palestra abordou os riscos e inovações que os Drones possibilitam

drones

Moderada por Rodrigo Terra (Chefe do Comitê de Novas Mídias da SET), o foco das palestras foi o rápido desenvolvimento da tecnologia em Drones e como será utilizá-los pelas emissoras de TV e para produções audiovisuais. Participaram da palestra Fernando Motta (Gestor para empresas que utilizam VANTS), George Bem (Gerente de infrestrutura e Serviços da Record), Iury Saharovsky (Gerente de engenharia da TV Gazeta) e Leonard Ribeiro Jacinto (piloto profissional de Drones).

Iury Saharovsky disse que “o drone veio para ficar, pois diminuiu drasticamente custos e possibilita takes antes considerados impossíveis”. Ele também destacou as “boas práticas” para utilizar estes dispositivos, recomendou sempre testar antes de usar e treinar toda a equipe, pilotar sempre com cuidado, atenção especial com o público e conhecer a legislação vigente.

George Bem falou que a única desvantagem para utilizar um Drone é a poluição da frequência que pode causar interferência, fazendo o piloto perca o controle do  equipamento. O executivo também tratou da legislação. Segundo ele, a Anatel, ANAC e DCEA estabelecem que qualquer cidadão pode ter um e ter uma frequência liberada para uso, porém é proibido colocá-lo em vôo. Contudo, como não há fiscalização, até emissoras de televisão utilizam drones. Ele, ainda, ressaltou os riscos que essa tecnologia trás para a população, como transporte de drogas e armamento.

Jacinto afirmou que o Drones Phantom foi o divisor de águas para o profissionalismo destes equipamentos. O investimento na captação da imagem e sua estabilização por meio do Gimbal. Ele começou a pilotar drones como hobby e hoje é piloto profissional. “Transformei o hobby em profissão. A alegria em trabalho”, diz. O piloto mostra preocupação com o desemprego, uma vez que profissões, como Câmera Man, serão obrigadas a se especializar na pilotagem de Drones filmar.

drones1A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

SET Expo 2015
A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Como já é costume, siga a cobertura em tempo real do Congresso e o SET Expo na Revista da SET.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Isac Toledo, Gabriel Cortez e Fernando Moura, em São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s