Harmonização entre OTT e TV por Assinatura aumenta a audiência de emissoras

Transmissões esportivas ao vivo geram os melhores índices

Tv por assinatura

Em um momento de diversificação da infraestrutura de transmissão de conteúdos audiovisuais, integrar conteúdos desde VOD- On Demand a TV por Assinatura é decisivo na fidelização do público afirmaram os participantes do painel “Harmonização entre OTT e TVs por Assinatura”, no terceiro dia do Congresso SET 2015. O debate ocorreu na sala 17 do Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, às 13h30, e teve as exposições de Guilherme Saraiva (Globosat), Alessandro Maluf (NET), Maurício Janisset (Arris), e Paul Turner (Telestream). A moderação ficou por conta de Antônio João (diretor regional da Claro TV).

Paul Turner (Telestream)

Paul Turner (Telestream)

Guilherme Saraiva, engenheiro de planejamento da Globosat, comentou os desafios e as oportunidades enfrentados pelas emissoras de TV por Assinatura no mercado on demand e apresentou a experiência da Globosat com o Globosat Play, uma plataforma que junta sites e aplicativos que oferecem 22 canais, ao vivo, via streaming.

“A audiência do Globosat Play cresceu 27 vezes em 2015, desde que lançamos um produto simulcast, que permite ao usuário assistir ao conteúdo em tablets e smartphones via internet. O esporte é o motor que está elevando este número. Quando tem um fato jornalístico como o Charlie ou protesto, a nossa audiência sobe 5%. Quando tem um jogo do Campeonato Brasileiro, o aumento é de 20%”, destacou.

Saraiva mostrou que, nos Estados Unidos, segundo dados da Consultora Nielsen, o SVoD (Subscripition Video On Demand) teve penetração em 40% dos lares com TV nos últimos três anos. A maior parte dos usuários está contratando SVod em complemento às opções que ele já tem, como a TV paga e a TV à cabo. O que move a fidelização do público aos conteúdos veiculados pela internet é a integração dos produtos on demand aos conteúdos transmitidos pelos canais lineares de TV”, ressaltou.

Alessandro Maluf (NET)

Alessandro Maluf (NET)

Alessandro Maluf, gerente de marketing da NET falou das mudanças e dos riscos que as operadoras de TV paga enfrentam com a oferta de conteúdos on demand e multiscreen (em segunda e terceira tela).“As pessoas que têm Netflix não cancelam a TV por assinatura, mas, ainda assim, é uma ameaça em potencial para o mercado de operadores de Pay TV. O mercado de banda larga, também, precisa estar atento, porque o trafego de dados gerado pelos OTTs aumenta em muito as necessidades infraestruturais de capacidade de rede banda larga”, pontuou.

Infraestrutura para on demand

Neste cenário, Maurício Janisset, engenheiro de pré-venda da Arris, destacou a virtualização de set-top box como uma solução em infraestrutura para o gerenciamento de dados on demand. “As plataformas OTT devem e podem ser transparentes para o usuário. O conteúdo pode vir da internet, da nuvem. De três formas: por apps, por VODs ou pelos guias de programação da operadora, sem que o cliente perceba de onde esse conteúdo está vindo”, lembrou.

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

SET Expo 2015

A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Como já é costume, siga a cobertura em tempo real do Congresso e o SET Expo na Revista da SET.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Gabriel Cortez e Fernando Moura, em São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s