Antenas na migração de AM/FM

Na última palestra da manhã desta quarta-feira, 7 de outubro, José Elias (IF Telecom) analisou a migração da rádio AM para o FM e, nesse campo, como gerir a “aplicabilidade de antenas na migração de AM/FM e em sistemas avançados de TV Digital”.

eliasEle disse que houve uma evolução silenciosa no campo das antenas provocado pelo avanço dos materiais. “A antena é um dispositivo que transforma energia eletromagnética guiada pela linha de transmissão em energia eletromagnética irradiada. Ou o contrário. Isto é, transforma energia eletromagnética irradiada em energia eletromagnética guiada para a linha de transmissão. Portanto, a função da antena é primordial em qualquer comunicação realizada por radiofrequência”.

Fazendo uma análise da situação atual do mercado, disse que cada vez mais é necessário “o uso de poderosas ferramentas de SW integradas e processo produtivo automatizado. Ter precisão na síntese e na concepção dos sistemas, e gerar otimizações mais rápidas através de computadores de alta capacidade de processamento aliados a softwares de última geração”.

Ele disse que é necessário ter uma visualização dinâmica dos efeitos decorrentes de interferências mecânicas ou de distanciamentos da torre, de forma a chegar na melhor situação de propagação e entender que existem erros mínimos entre a fabricação e o projeto original.

Elias explicou ainda quais são as antenas mais usadas em TV Digital, que podem ter Slot Cilíndrica (Horizontal, vários tipos de diagramas, preenchimento de nulos no Vertical e Tilt elétrico), painéis UHF Banda Larga (polarização H ou Elípticos), Superturn Banda Larga dupla entrada e Slots elípticas.

Elias afirma que elas devem ter “um perfeito balanceamento de potência do TX, porque assim a antena e linha de transmissão podem possibilitar economias sensíveis, além de propiciarem melhor cobertura de sinal”.

Finalmente, Elias mostrou um case da empresa onde está sendo elaborado junto a algumas emissoras, que passa pelo “compartilhamento de site para Gap Filler (multi-estação)”, que está sendo desenvolvido para melhorar  a qualidade de sinal digital.

SET CENTRO-OESTE 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, serviços satelitais, normas e regulações, entre outros. O encontro se realiza nos dias 6 e 7 de Outubro de 2015 em Brasília, Distrito Federal.

O seminário acontece das 9h às 17h no Centro de Convenções Brasil 21 – SHS Quadra 6, Bloco D – Asa Sul 70316-000  Brasília – DF – Brasil, e é realizado pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) com parceria institucional da ABERT e da EBC.

Confira a programação completa em:
http://www.set.org.br/eventos_regionais_centrooeste.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Brasília

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s