Avaliação de Cobertura de DTV

JoseEliasNa segunda palestra da manhã, José Elias (IF Telecom) trouxe ao SET Norte soluções em sistemas irradiantes mais aplicáveis à interiorização da TV Digital, analisando a evolução dos sistemas irradiantes que tem avançado graças a melhores tecnologias nos materiais de fabricação, com softwares de síntese de antenas e maior flexibilidade de instalação.

Com isso, disse Elias, “aumentou a largura de faixa de operação, as antenas ficaram mais leves e resistentes, com menores custos de produção, o que aumentou a produtividade. Mas ainda que existam “otimizações mais rápidas através de computadores mais poderosos e softwares de última geração” é necessário ter uma “visualização dinâmica dos efeitos decorrentes de interferências mecânicas ou de distanciamentos da torre, de forma a chegar na melhor situação de propagação”.

Assim, afirmou o executivo da IF Telecom, na hora de escolher e definir um projeto, continua sendo impreterível realizá-lo com “antenas simples, eficientes, robustas, econômicas, confiáveis, fáceis de instalar, com entrega rápida e com diagramas que respeitem as outorgas consignadas”.

Para ele, o radiodifusor “jamais pode tomar a decisão baseada unicamente na antena, mas sim, no todo (TX, conectores, linha e sistema irradiante)”, e ainda precisa ter em conta “a economia de energia – o equilíbrio entre a potência do transmissor e o ganho de antena, de fora (impacto no diagrama vertical)”.

A seguir, Elias relembrou os efeitos indesejáveis provocados por sistemas de baixa qualidade ou instalados inadequadamente que são o MER e o ISI (Inter Symbol Interference) para definir os “intervalos de guarda que devem ser escolhidos levando-se em conta as distâncias entre estações de mesma frequência e as antenas e seus diagramas de irradiação, escolhidas (diagrama, Tilt, apontamento) de forma a garantir que as recepções na área de interesse caiam dentro do intervalo de guarda”.

Ele ainda mencionou aspectos técnicos visando vencer as limitações mais comuns encontradas em campo e aplicáveis a SFN e “Gap Fillers“, a utilização de painéis UHF banda larga e de baixo custo, bem como avanços em desenhos de novas antenas cilíndricas e com faixas maiores de forma a atender a esse novo tipo de demanda que também serão discutidos.

No fim da palestra, Elias analisou as diferenças entre os espectros analógico e digital, afirmando que “não se mede corretamente a potência do sinal analógico em broadcast terrestre porque a energia concentra-se em apenas uma parte da banda”. E trabalhou a “polarização elíptica, que é obtida a partir de diferentes amplitudes de vetores campo-elétrico, defasados adequadamente de tal forma a produzir o efeito de propagação desejado, e melhora a probabilidade de recepção em ambientes indoor, móveis e em locais de alto índice de edificações”; e a polarição circular, que é uma “combinação de duas ondas linearmente polarizadas, uma vertical e outra horizontal, de mesma amplitude e eletricamente defasadas de 90 graus, resulta em uma onda circularmente polarizada, como pode ser visto a seguir”.

Assim, finalizou Elias, “a solidez da sua emissora e tranquilidade em suas operações passa pelo uso de produtos da mais alta tecnologia em antenas e componentes para broadcast digital”.

O SET Norte 2015 é transmitido ao vivo:


Para assistir ao vivo

Endereço para Iphone/Ipad

O SET NORTE 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, serviços satelitais, normas e regulações, entre outros

O seminário se realiza das 9:00 às 18:00H (horário de Manaus – duas horas a menos que o horário de Brasília) no Studio 5 Centro de Convenções – Av. Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial – Manaus – AM. O evento é realizado pela SET e a Fundação Rede Amazônica.

Por Fernando Moura, Manaus (AM)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s