Regulamentação e desligamento da TV analógica abrem SET Sudeste 2016

IMG_3596

A primeira manhã do SET Regional Sudeste 2016 contou com o Painel SET – Regulamentação, Desligamento da TV Analógica e interiorização da TV Digital. Liliana Nakonechnyj, diretora internacional da SET, moderou a atividade e explicou o que ainda precisa ser trabalhado no país para que o processo de desligamento seja concluído.

IMG_3584

Liliana Nakonechnyj (SET/GIRED)

“A TV analógica funciona no Brasil há muitos anos, mas, estamos passando a um novo estágio de TV Digital, que já está disponível para mais de 70% da população do país. O trabalho de desligamento é um trabalho bastante grande. A TV já foi desligada em vários países do mundo, no Japão, em vários países da Europa e nos Estados Unidos. A diferença do processo de desligamento no Brasil está nas várias etapas que ocorrerão todas juntos, o desligamento dos canais analógicos, o remanejamento de canais na faixa de 700 MHz e a operação LTE na faixa de 700 MHZ. Nós temos a ambição de fazer tudo ao mesmo tempo e isso é um desafio enorme”.

“Não se pode simplesmente desligar o sinal de uma cidade de um dia para o outro. Por isso, o switch-off será realizado por cidades e em três fases”, acrescentou a representante da SET.

IMG_3598

Paulo Henrique Balduíno (Abert)

Paulo Ricardo Baduíno, diretor de tecnologia da Abert, reforçou o alerta da moderadora da sessão: “O nosso processo, como a Liliana já falou, é extremamente complexo. Os pontos principais são respeitarmos três aspectos, os 93% de lares a receberem o sinal digital em uma cidade em que o sinal será desligado, o compromisso do governo em liberar a Faixa de 700 MHz até 2018, e, depois disso, o desafio será a convivência do 4G/LTE com o sinal de TV Digital. A discussão passa por esses três pontos”.

Tereza Mondino, diretora da TM Consultoria e consultora da SET, falou das atividades do GTRm – o Grupo de Técnico de Remanejamento do GIRED – e abordou as preocupações regulatórias da SET com o apagão analógico.

“As emissoras secundárias que se tornaram digitais terão um potencial de interferência muito grande. É uma situação bastante preocupante. É preciso que haja uma revisão da portaria 6.738/2015, que permite a autorização de secundárias digitais, com operação em transmissão analógica. Uma maneira melhor seria voltar aos cronogramas e estabelecer novas diretrizes e restrições”, disse.

Novas plataformas para produção de áudio

Após a sessão sobre o desligamento analógico no Brasil, Eduardo Alencar, especialista de soluções de áudio da AVID, encerrou a manhã de atividades do primeiro dia do SET Sudeste 2016.

Ele mostrou como as modernas plataformas permitem a integração de soluções e a customização de workflows, falando do Pro Tools e de outros softwares integrados da companhia. “A gente está sempre escutando o mercado. A nossa ideia é fazer um software que atenda as necessidades dos nossos clientes. Um desses pedidos foi o AVID Everywhere, um conceito de unificação de soluções para que empresas como a Globo possam contar com as nossas plataformas na nuvem, em qualquer lugar”. A emissora carioca utilizará as tecnologias da AVID na cobertura da Olimpíada Rio 2016.IMG_3633.JPG

O AVID Cloud Collaboration foi outro produto apresentado por Alencar. “Essa nossa tecnologia permite gerenciar e armazenar os arquivos de nossos clientes de forma colaborativa, protegida e segura”.

Respondendo a uma pergunta do público, o palestrante falou, também, da integração do Pro Tools com o Media Composer. “É uma tecnologia que algumas emissoras estão adotando por poder trabalhar com o Media Composer enquanto a mixagem do áudio está sendo feita no Pro Tools”.

SET Sudeste Rio 2016

O SET Sudeste Rio 2016 ocorre nos dias 6 e 7 de julho de 2016, no Auditório do Centro de Convenções Bolsa do Rio de Janeiro, das 9h às 18h.

O evento integra a série de encontros organizados e realizados pela SET em todas as regiões do Brasil (SET Sul, SET Norte, SET Centro-Oeste, SET Nordeste).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s