Pesquisas acadêmicas apresentadas no Congresso SET

Platéia participou compartilhando experiências com palestrantes

Platéia participou compartilhando experiências com palestrantes

Projetos de pesquisa realizados em universidades brasileiras relacionados com indústria broadcasting foram apresentados e discutidos no Congresso SET

No terceiro dia da 26ª edição do Congresso SET, realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), a sessão coordenada por Fred Rheme (SET/RPCTV) foi dedicada aos trabalhos acadêmicos desenvolvidos na área de televisão e broadcast.

Ao todo, foram apresentados cinco projetos, que versam sobre aspectos técnicos, como a “análise de desempenho do sistema DVB-T2 para transmissão de 4K (UHD) usando 6MHz de banda” ou “compensação não linear adaptativa aplicada à otimização de transmissores de TV digital”, e que estudam aspectos aplicáveis, como “A TV Digital interativa na população de baixa renda: análise do projeto Brasil 4D no Distrito Federal”.

Além desses dois projetos, também foram apresentados análises sobre medição de qualidade de vídeo e sobre a interferência do sinal LTE no sinal de TV Digital após a total implantação do 4G/LTE na faixa de 700 MHz.

“Esse espaço é um estímulo para o surgimento de trabalhos acadêmicos sobre televisão. Acho que a aproximação da universidade com os broadcasters só tende a acelerar o desenvolvimento do mercado”, afirma Rheme.

O Congresso conta com 44 sessões e 220 palestrantes distribuídos em 4 auditórios simultâneos, em um fórum que congrega um grupo seleto de mais de 1.400 profissionais que discutem as questões mais relevantes do setor intensamente durante um período de 4 dias.

O evento reúne de 24 a 27 de agosto de 2014 no Pavilhão Azul do Centro de Convenções e Exposições Expo Center Norte em São Paulo, especialistas do Brasil, Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, que discutem os principais aspectos da produção, transmissão e distribuição em TV, além de temas relacionados a vídeo, cinema, rádio e internet. Entre os temas destacados está o switch-off da TV, as interações entre TV e Internet, os desenvolvimentos tecnológicos da Copa do Mundo e muitíssimos outros temas de atualidade da indústria.

* Por Gustavo Zuccherato, aluno da UNESP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s