As transmissões ao vivo cada dia se tornam mais importantes na geração de conteúdos das emissoras, por esse motivo, a contribuição ao vivo é fundamental para as TVs e os seus serviços informativos
Armando Ishimaru (JVC) explicou aos presentes a evolução dos meios de comunicação nas últimas décadas com o advento da micro-onda, satélite, telefonia móvel e mais recentemente as redes IP encurtaram as distâncias e o tempo para uma matéria sair ao ar.
Para ele, com esta evolução, aumentou a pressão sobre a equipe de jornalismo por serem mais rápidas e com isso é cada vez maior o requerimento de equipamentos com melhor mobilidade e conectividade.
“A JVC desenvolveu de uma solução com a mais avançada tecnologia em captação de imagem integrada à tecnologia IP e de telecomunicações em uma câmera compacta de alto rendimento capaz de fazer um streaming ou FTP in loco a qualquer parte do mundo”, disse.
Ishimaru explicou a evolução dos sistemas de envio de imagens para as emissoras, e expressou que as novas câmeras “nas quais o mochilink esta dentro da câmera estão de moda. As criadas pela JVC só têm um conector de modem que permite alcançar até 4G e não utilizar os outros dispositivos para transmitir além da câmera, tudo esta dentro do equipamento”.
O executivo mostrou as novidades das novas câmeras da empresa e as principais funcionalidades desta nova tecnologia. “A ideia da JVC é criar equipamentos que possam gravar nos formatos populares, por isso as câmeras gravam em MOV, XDCAM EX, AVCHD, SD, MXF e PROXY, assim cobrimos 100% dos editores e cada cliente utiliza o formato do seu uso sistema interno de edição”.
Para o executivo, a tendência é a mobilidade, e por isso “precisamos câmeras que possam ter metadata incluída, e está possa ser enviada através da câmeras mediante a conectividade disponível no local, que neste caso pode ser mediante Apps ou FTP”.
“A tendência e termos equipamentos que tenham acesso a clientes FTP ou web servers desde a câmera” porque, segundo Ishimaru, se torna “mais fácil a transmissão. A ideia da JVC foi permitir que os clientes realizem o upload ao servidor do FTP, e gravação simultâneos porque tem dois slots de gravação que podem gravar juntos ou um por vez. Para nós o grande diferencial é realizar o streaming mediante o Advanced Streaming Technology que permite reduzir a tolerância de perda de pacote na transmissão ”.
O SET Regional NORDESTE, Seminário de Tecnologia de Televisão e Multimídias, Gerenciamento, Produção, Transmissão, Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, Interatividade, Mobilidade, Interferência, Broadcast e Broadband realiza-se em Recife, Pernambuco de 24 a 25 de setembro de 2014.
O evento espera receber mais de 200 profissionais do setor na capital pernambucana no Auditório da TV Jornal do Commercio. Conta com a parceria institucional da TV Jornal do Commercio e é uma realização da SET – www.set.org.br
Por Fernando Moura, em Recife (PE)