Problemas trabalhistas relacionados com a carga horária de operadores de equipamentos (radialistas) discutidos no SET Nordeste 2014

Jair Ventura (TV JORNAL DO COMMERCIO) afirmou que a rotina das equipes sofreram alterações significativas e as emissoras precisam se adaptar a essas mudanças

Jair Ventura (TV JORNAL DO COMMERCIO) afirmou que a rotina das equipes sofreram alterações significativas e as emissoras precisam se adaptar a essas mudanças

O congresso regional de Recife abordou a legislação dos profissionais do setor audiovisual no país e como as emissoras se devem adaptar as regras trabalhistas dos diferentes profissionais que trabalham nelas e aos novos equipamentos que fazem parte das suas instalações

a primeira palestra da tarde do primeiro dia do SET Nordeste 2014 foi de Jair Ventura (TV JORNAL DO COMMERCIO) quem desenvolveu um tema importante para o setor e “pouco abordado”, referindo-se a carga horária dos profissionais do setor. “Estamos falando do negócio e com isso das pessoas que estão do outro lado da TV”, um tema “pouco conversado nas seções da SET, mas cada dia mais importante”.

Segundo Ventura, a velocidade da informação se multiplica num ritmo tão intenso que é cada vez mais difícil dar conta de tudo que acontece a sua volta. “Essa velocidade também afetou a forma de operar os equipamentos das emissoras de televisão”.

Para ele, a rotina das equipes sofreram alterações significativas, “a pressão para que a noticia chegue com mais brevidade ao telespectador, somado à dificuldade de deslocamento nos grandes centros, como acontece no Recife, fez com que a engenharia da TV desenvolvesse métodos que facilitassem esse processo e ao mesmo tempo atendessem os requisitos da CLT e da Lei dos Radialistas, que contraditoriamente, não evoluíram com a tecnologia”.

Para Ventura é necessário “ acompanhar essa evolução sem ferir os princípios trabalhistas”, e colocar as leis de acordo as mudanças dos tempos para que as emissoras não tenham que pagar ónus maiores dos que já são pagos.

Para isso Ventura explicou o que o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação fez para evitar irregularidades nas leis trabalhistas na empresa. “Nosso esforço é o de evitar problemas e fazer o que é possível”. Para isso, “nas externas tentamos que as equipes de externa trabalhem com um intervalo de uma hora por dia, e isso faz que o rendimento da equipe caia e seja necessária uma demanda de pessoal maior”.

Segundo Ventura, com um trabalho árduo da TV Jornal, “em 2012 tivemos 315 irregularidades trabalhistas no ano, com uma média de 45 ao mês. Com as novas regras que colocamos na empresa, conseguimos reduzir isso para 121 irregularidades em 2013 com uma média de 12 ao mês. Neste ano, estamos com uma média de 8 irregularidades ao mês. Isso porque conseguimos articular a empresa, os seus interesses e o pessoal que trabalha nele”.

“A radiodifusão vive de times dinâmicos, por isso as pessoas que trabalham em radiodifusão tem uma tensão de trabalho muito grande e uma especialização muito especial, mas a lei que as rege é de 1971. Precisamos escolher o equipamento a utilizar, mas antes disso precisamos saber como vai ser usado e se vamos a ter condições trabalhistas para operar esse sistema”, disse Ventura aos presentes.

O SET Regional NORDESTE, Seminário de Tecnologia de Televisão e Multimídias, Gerenciamento, Produção, Transmissão, Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, Interatividade, Mobilidade, Interferência, Broadcast e Broadband realiza-se em Recife, Pernambuco de 24 a 25 de setembro de 2014.

O evento espera receber mais de 200 profissionais do setor na capital pernambucana no Auditório da TV Jornal do Commercio. Conta com a parceria institucional da TV Jornal do Commercio e é uma realização da SET – www.set.org.br

Por Fernando Moura, em Recife (PE)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s