Adequação da infraestrutura para trafego de sinais via fibra óptica

ioune SET Nordeste_blog

Integrações de equipamentos em unidades móveis ou emissoras através de sistemas de interconexão

A última palestra da edição 2014 do SET Nordeste foi proferida por Roberto Inoue (LINE UP) quem explicou diferenças e características de cabos coaxiais e fibra óptica. Apresentou o Medionet 2.0, a evolução do seu sistema de rede em fibra-óptica MediorNet, que passou a suportar a integração de funcionalidades completas de matriz de encaminhamento de sinais, suporte para o protocolo aberto de controlo EMBER+ (proposto pela Lawo) e integração avançada de outros protocolos de comunicação e controle com outros equipamentos de marcas de referência na indústria, tal como a Studer e Grass Valley.

Inoue disse aos presentes que os cabos coaxiais serão utilizados ainda por algum tempo pela sua robustez, baixo custo de investimento, ser uma tecnologia madura com alta qualidade de sinal e baixa manutenção, mas os cabos coaxiais têm limitações para transmitir sinal elétrico sujeito a interferências eletromagnéticas; largura de banda limitada; distância limitada; e peso.

No caso da fibra óptica o executivo da Line Up disse que tem como principais vantagens a redução de custo e quantidades de cabos; possibilidade de cabos para longa distância; múltiplos sinais; isolamento elétrico; imunidade a interferência eletromagnética; largura de banda maior e flexibilidade de utilização. Sendo as suas maiores desvantagens são as de um investimento maior a curto prazo (infraestrutura, ferramentais e treinamento); cabo frágil, cuidados especiais de manuseio; e que necessita mais proteção no cabo e conector.

Finalmente, Inoue disse aos presentes que o tipo de cabo vai depender do tipo de utilização já que a “escolha depende da utilização (Sinais, Distância, Banda Requerida etc.); do custo total de investimento, e o peso da infraestrutura”.

Ainda, o executivo explicou o que faz a Line Up e que tipo de integrações e projetos sejam desenvolvidos pela companhia de acordo as necessidades do cliente e como os Medionet da Riedel pode ser utilizado nos diferentes projetos de integração

O SET Regional NORDESTE, Seminário de Tecnologia de Televisão e Multimídias, Gerenciamento, Produção, Transmissão, Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, Interatividade, Mobilidade, Interferência, Broadcast e Broadband se realizou em Recife, Pernambuco de 24 à 25 de setembro de 2014.

O evento espera receber mais de 200 profissionais do setor na capital pernambucana no Auditório da TV Jornal do Commercio. Conta com a parceria institucional da TV Jornal do Commercio e é uma realização da SET – www.set.org.br

Por Fernando Moura, em Recife (PE)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s