As posições dos satélites da Star One no Brasil

luiztadeunavarro

 

Aplicações na área de broadcasting, os novos lançamentos de satélites e as novas tecnologias do setor debatidas em Brasília.

Luiz Tadeu Navarro (STAR ONE) quem abordou a cobertura satelital da estatal brasileira, as principais aplicações dos satélites na área de broadcasting, os lançamentos e as novas tecnologias que surgem como promissoras no futuro próximo de um setor que não para de crescer no Brasil.

Um dos principais objetivos da empresa, disse Navarro, é a expansão da empresa para “América Latina” sendo que o foco da empresa esta na banda C, com contribuição e distribuição de enlaces de televisão com alta disponibilidade, conexões do tipo “long-haul” para operadoras de telecomunicações; e a banda Ku para uso em DTH e redes VSAT. A banda Ka é utilizada para acessos banda larga e novas aplicações de televisão.

Um das novidades trazidas a Brasília por Navarro foi que o lançamento do Satélite Star One C4 está previsto para o terceiro trimestre de 2014 e que este dispositivo “aumentará a capacidade em Banda Ku, onde opera o DTH da Claro TV, do grupo Embratel”

O C4 terá uma expectativa de vida útil de 15 anos e terá 48 transponders em Banda Ku esperando-se que seja utilizado para DTH no Brasil. Outro dos satélites abordados ao pormenor foi o STO – C3 e as suas principais características.

Navarro afirmou que o 4k e o 8K serão grandes propulsores de mercado no país. Para ele, a empresa avançará e crescerá se consegue aquisições de posições orbitais, definição do artefacto e cumprimento das metas; contratação do satélite e com capacidade de vendas que permitam financiar o equipamento e com isso possa ser “feito o planejamento da reposição. “No país temos um crescimento vegetativo de afiliadas e emissoras que vão migrando de SD para HD e por isso precisamos de mais capacidade para poder cobrir as expectativas do mercado”.

O SET Regional Centro Oeste 2014, Seminário de Tecnologia de Televisão e Multimídias, Gerenciamento, Produção, Transmissão, Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, Interatividade, Mobilidade, se realiza em Brasília de 21 a 22 de outubro de 2014, no Espaço Cultural da Anatel.

O evento espera receber mais de 200 profissionais do setor na capital  brasileira, e conta com a parceria institucional da Empresa Brasil de Comunicação S/A (EBC – DF). A realização é da SET – www.set.org.br

 

Por Fernando Moura, em Brasília (DF)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s