Para Salustiano Fagundes os serviços de vídeo por Internet são “complementares” ao serviço de TV no mundo.
Salustiano Fagundes (SET/HXD) falou do fenómeno da televisão conectada, pensando a TV, a internet, os serviços de TV Paga, todos pensados como “serviços complementares” de TV porque a TV “vai estar onde a pessoa estiver, já não importa se você vai estar em casa, no escritório ou em um hotel. A pessoa vai continuar assistindo a sua programação de TV en devices conectados a internet”.
Para Fagundes haverá um “streaming personalizado” com uma “programação diferenciada, a programação linear será uma alternativa e não uma obrigatoriedade com TV conectadas a internet porque a industria esta caminhando para ter as TVs como default no mercado, com diversos tamanhos e preços como padrão da industria com 100% da base das novas TVs fabricadas com acesso a internet”, o que esta acompanhado pelo público para que “estas se conectem a internet”.
“As pessoas não deixaram de ver TV aberta, mas sim as pessoas estão consumindo mais TV por Internet com dados que afirmam que em 2020 um bilhão de TVs estejam conectadas a Internet com um mercado em franca ascensão”, disse Fagundes.
Para Fagundes a mudança é clara, hoje a segunda tela é muito importante com mais de 627 milhões de posts no twitter durante a semi-final entre Brasil e Alemanha na última Copa do Mundo, “o que mostra que agora as pessoas se enxergam na rede enquanto vêm TV e essa é a grande mudança que trouxe a Internet”.
“Nós que trabalhamos em TV precisamos ver o que esta acontecendo no mundo. Hoje temos formas diferentes de fazer televisão, e a TV tradicional tem de pensar no modelo de negócio e como ver os serviços complementares que estão aparecendo podem influenciar no modelo de TV”, afirma Fagundes.
“A minha visão é muito optimista, a tecnologia vai evoluir muito rapidamente, com mudanças rápidas, tanto que hoje a Netflix já tem 1.8 milhões de usuários no Brasil. A FOX acaba de anunciar o Fox Play como serviço Vídeo On-Demand (VOD), onde a TV esta tendo concorrência com as próprias emissoras”, conclui Fagundes.
Assista ao vivo
Para ter acesso ao vídeo clique em um dos links abaixo a partir das 8:30AM (horário de Brasília) dos dias 05 e 06 de novembro de 2014.
Para acessar a transmissão através de seu pc
Para acessar a transmissão através de seu Iphone / IPAD
O Congresso conta com a parceria Institucional da Fundação Rede Amazônica, e é uma realização: SET – http://www.set.org.br
A Revista da SET realizará a cobertura ao vivo do evento em : www.revistadaset.com
Data: 5 e 6 de novembro de 2014
Horário: 9 a 18H.
Local: Studio 5 Centro de Convenções. Av. Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial – Manaus – AM
Por Fernando Moura, em Manaus