Medidas de campo da TV Digital

Francisco Peres da TV Globo

Francisco Peres da TV Globo

Engenheiro da TV Globo explica no SET Norte 2014 como realizar medidas One-Seg e Full-Seg para TV Digital

Francisco Peres (SET/ TV Globo) apresentou no SET Norte 2014 técnicas e procedimentos para análise dos parâmetros que norteiam a boa recepção digital, tanto One-Seg como Full-Seg.

Ele disse que para isso, é preciso medir MER, C/N, BER, e delay profile, realizando medidas fixas e móveis. Das primeiras é preciso “ter mastros de 10 metros, antenas diretivas, com um carro de medida e uma equipe qualificada o que custa muito caro”.

Peres, ainda mostrou que para se obter a melhor qualidade nas medidas é preciso aferir os instrumentos e componentes utilizados na aquisição dos dados com “Network Analyzer” e “criar um ponto de aferição diária antes do início das atividades. Ainda terá que caracterizar minuciosamente os pontos para poder repeti-los em medições no futuro”.

Uma vez feito isso tudo, podemos ter uma metodologia em Radial, em “grid” ou mix dos dois. Em São Paulo, por exemplo, foi usado um planejamento em radial, em Belo Horizonte foi usado um planejamento em grid, e no Rio de Janeiro um mix dos dois. Peres afirma que após realizada a medição temos de realizar a conversão de potência para campo (E) que permitirá uma análise dos dados

As medidas móveis trazem novas perspectivas para análise da cobertura. Com elas, é possível  conhecer toda a área de cobertura e saber onde colocar novos transmissores e Gap-fillers para melhorar a qualidade do sinal, o que não era possível de se fazer com a TV analógica.

Com o objetivo de baratear os custos de um equipamento para medidas móveis, é possível usar um smartphone com receptor de TV Digital, por exemplo, que possui internamente “um computador, um decodificar ISDB-Tb e um GPS. É possível com isto, criar um programa android que permita fazer as medidas móveis.

Peres explicou que com o aplicativo é possível realizar medições “de um em um segundo, em diferentes pontos de uma determinada cidade, por exemplo em Brasília contamos com 57441 pontos na cidade. Hoje por exemplo estamos colocando um reforçador de sinal em uma zona onde nunca houve TV analógica e agora terá TV Digital. No rio de Janeiro medimos mais de 70 mil pontos e nos próximos tempos colocaremos um Gap-filler que permitirá que uma região que nunca recebeu TV analógica, possa aceder ao sinal de TV Digital”.

O executivo da TV Globo explicou que este aplicativo permite ter milhares de pontos de medição mediante “medidas móveis realizadas com um carro que circula pela cidade com o aplicativo do Android gravando e medindo o tempo todo o sinal”.

Peres ainda explicou ainda que as medidas em um ambiente de SFN requer cuidados e podem levar a erros de medida. Neste ambiente é importante que o “delay profile” seja medido nas condições de nível alto, MER alto, C/N alto e BER baixo. As medidas de “delay profile” feitas com MER baixo e BER alto podem conter erros de medida e representar problemas de sincronismo na SFN.

Assista ao vivo

Para ter acesso ao vídeo clique em um dos links abaixo a partir das 8:30AM (horário de Brasília) dos dias 05 e 06 de novembro de 2014.

Para acessar a transmissão através de seu pc

Para acessar a transmissão através de seu Iphone / IPAD

O Congresso conta com a parceria Institucional da Fundação Rede Amazônica, e é uma realização: SET – http://www.set.org.br

A Revista da SET realizará a cobertura ao vivo do evento em : www.revistadaset.com

Data: 5 e 6 de novembro de 2014

Horário: 9 a 18H.

Local: Studio 5 Centro de Convenções. Av. Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial – Manaus – AM

 

Por Fernando Moura, em Manaus

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s