ABPITV: SET apresenta a Tecnologia das Séries em 4K

A SET debateu no RioContentMarket o futuro da TV e junto com ele, como o 4K se posiciona nesse campo

De Izq. à Dir: Olimpio Franco (Presidente da SET),  Carlos de Andrade (Visom Digital); Celso Araújo (SET); Tony Viegas (Conspiração) e Nelson Faria (SET/PetChannel)

De Esq. à Dir: Olimpio Franco (Presidente da SET),
Carlos de Andrade (Visom Digital); Celso Araújo (SET); Tony Viegas (Conspiração) e Nelson Faria (SET/PetChannel)

Especialistas reflexionaram sobre o futuro das tecnologias de captação de imagem e apresentaram as tecnologias disponíveis através do estudo de duas séries produzidas por produtores do Rio de Janeiro com tecnologia 4K em uma sala cheia e com muitos produtores interessados em descobrir esta tecnologia.

“Nossa ideia é mostrar aqui o Estado da Arte do 4K, não só como tecnologia senão também com a visão do usuário e o produtor de vídeo profissional“, afirmou Celso Araújo, diretor de cinema da SET, na abertura da sessão.

Olímpio Franco, presidente da SET afirmou que o “4K já é uma realidade e no futuro haverá mídias para poder exibir o 4K nas telas da TV e com isso será possível viabilizar a produção com esta tecnologia de captação”.

Carlos Andrade, da Visom Digital, afirmou que se o produtor “tem uma tecnologia tem uma nova tecnologia a disposição deve usa-la porque tem de estar na crista da onda. O 4K é o futuro, ela esta no lumiar dos 35mm com uma resolução de 17×9 com uma certa latitude que permite estabilizar o vídeo e gravar formatos RAW donde através dos metadados pelo que podemos fazer diferentes processos que no formato anterior era impossível de fazer dando ao produtor uma flexibilidade nunca antes tida na produção”.

Finalmente, Tony Viegas da Conspiração afirmou que “a produção 4K é inevitável, já esta acontecendo e será o futuro da TV” e, Nelson Faria (SET/PetChannel) disse que não há volta atrás, o futuro é hoje é “já é uma realidade. A TV esta mudando para workflow 4K e com eles, tudo precisa vir uma rede IP”.

O RioContentMarket é realizado pela Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV), o encontro reúne cerca de 3200 executivos de mídias digitais, broadcast e mobile, programadores, publicitários, distribuidores, criadores, produtores, compradores de conteúdo e diversos profissionais da indústria audiovisual de mais de 30 países para apresentar ideias, cases e modelos de negócios relevantes para o desenvolvimento de parcerias e coproduções. A sessão da SET é parte de cooperação assinado por ambas associações em 2014.

Por Fernando Moura no Rio de Janeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s