SET e Trinta: Novas Mídias

O painel de Novas Mídias da SET no SET e Trinta NABShow 2015 contou com a presença de
convidados internacionais e especialistas na área de transmídia no Brasil

transmidia

Novas mídias: TV, onde está você agora?” foi o tema escolhido para compor a mesa de apresentações. Moderado pelo vice-diretor de novas mídias e TV por assinatura da SET, e também presidente da Associação EraTransmídia Rodrigo Dias Arnaut, tivemos entre os painelistas John Giunta, diretor de demand generation na Videolicious, falando sobre um workflow eficaz desde a captação do conteúdo usando dispositivos móveis como smartphones e tablets até a publicação em redes sociais. Mostrou os resultados desta ferramenta já adotada pela FOX. Giunta demonstrou a ferramenta em um iPad, gravando ao vivo uma chamada de um telejornal, editando, incluindo conteúdo off-line e publicando direatmente no facebook.

“HEVC e 4K: O futuro da radiodifusão e a TV Everywhere”, foi o tema da apresentação de Jean-Pierre Henot, CTO (Chief Technology Officer) da Envivio, empresa com tradição em infraestrutura de vídeo, trazendo uma interessante abordagem de como o HEVC e o 4K podem se tornar um grande aliado para entrega de vídeo em qualquer plataforma, tornando-se uma solução agnóstica para a efetiva realização do conceito de TV Everywhere.

“Simplificando a cadeia de suprimentos de broadcast para distribuir para qualquer plataforma em qualquer momento”, Tom Holmes, Vice-presidente, vendas e marketing da Deluxe MediaCloud lançou em 2013 na NAB sua plataforma MediaCloud, criando um ecossistema totalmente baseado em software como serviço. Em 2015 ela evoluiu seu sistema trazendo solução completa integradora para aquisição, gerenciamento de dados e conteúdo e entrega de vídeo já atendendo IPTV, Broadcast tradicional, VOD e Dispositivos Móveis.

Alan Wolk, chairman da 2nd Screen Society, contou sua visão como chairman desta associação criada em 2013. Segundo Wolk, os “cord cutters” e “cable cutters” não está acontecendo, e sim, como na história da radiodifusão mundial, nenhuma nova mídia matará a anterior. Com o tema “Segunda tela 2.0, tudo é sobre dados”, também mostrou que os dados gerados por aplicativos de segunda tela podem ser um uma grande chave na proposição de valor para produtores de conteúdo, estúdios e emissoras, já que é possível reconhecer os hábitos da audiência numa amostragem impossível de ser feita anteriormente.

“Projetando a transmídia para os próximos programas” foi a palestra de Houston Howard, produtor transmídia em  Los Angeles e novos projetos de TV nos canais TNT e CW (da Warner e CBS), falou sobre a importância em criar novos modelos de negócios entre as novas mídias e os novos conteúdos. Falou sobre o trabalho do produtor transmídia hoje, o crescimento desta função dentro das emissoras e produtoras de conteúdo, trouxe conceitos de expansão de histórias contra a adaptação simples e comum e contou sobre cases das séries de TV nos projetos que tem atuado.

No tema “Novas mídias e plataformas transmídia para TV” , Rodrigo Terra, líder do comite de novas mídias da SET, diretor de negócios da Associação EraTransmidia, diretor de TV, autor, co-produtor, produtor transmídia e consultor pontuou em três tópicos sobre a necessidade da quebra de barreiras entre departamentos nas emissoras e produtoras que queiram ter sucesso em projetos transmídia que gerem resultados para um longo prazo de vida e dos negócios. Falou sobre a importância do método MAMP (Multi Audiência Multi Plataforma) desenvolvido pela EraTransmídia para desenvolver um projeto transmidiático e terminou sua interessante apresentação exemplificando como expandir o universo das histórias e das telas usando Internet das Coisas, mostrando as lâmpadas Philips Hue e sua integração com episódios da série de Televisão “12 Macacos” do canal Syfy.

A NAB 2015 aconteceu de 13 a 16 de abril com mais de 1500 expositores que foram visitados por mais de 90 mil participantes chegados de mais de 100 países. A Revista da SET esteve em Las Vegas e apresentou algumas das principais novidades apresentadas durante a exposição.

—–

Obs: Todos os vídeos e slides dos 6 painelistas deste painel foram disponibilizadas para download. Solicite o link, enviando email para dimas.dion@set.org.br, líder do grupo de novas mídias da SET.

Mais informações sobre o grupo de novas mídias da SET e como participar dele, acesse:  http://www.set.org.br/releases.asp?evento=SETcriagrupodeestudosdenovasm%C3%ADdias&uploadid=61

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s