SET SUL 2015: Já é possível transmitir 4K por ar

José Elias (IF Telecom)

José Elias (IF Telecom)

José Elias (IF TELECOM) trouxe um tema importante para muitos radiodifusores do sul do país, a “interiorização DTV, preparando a infraestrutura para o futuro”, abordando desde a sua óptica os principais compromissos de escolha de sistemas radiantes levando-se em conta o projeto da estação de forma integrada, onde a potência do transmissor versus ganho de antena e perdas dos componentes no caminho da transmissão devem encontrar o equilíbrio para um ótimo desempenho.

Elias explicou que na atualidade, com o aumento da energia elêtrica é necessário “prever a propagação interna de linhas” e com isso “ver quais são as consequências. Hoje não é só aumentar o ganho da antena, precisa ver a área de cobertura e com ela a cobertura olhando o conjunto”.

O executivo demonstrou quais são as exigências das antenas quanto às questões de transmissão de sistemas avançados de modulação digital que já viabilizam tecnicamente 4K “over-the-air“, porque “já é possível transmitir 4K por ar”, de fato, tanto nos Estados Unidos como na Coreia usando COFDM com a compressão HEVC (H.265) demonstraram viabilidade de distribuição broadcast UHDTV (3840×2160) em 6 MHZ de banda para o qual as antenas necessitaram de extrema linearidade, para evitar distorções na constelação ou estresse dos códigos correctores antes da transmissão dos sinais até os aparelhos receptores”.

Ainda discutiu os aspectos práticos de conformação de diagramas para as situações de projetos aplicáveis à fase atual, onde a simplicidade, baixo peso, fácil instalação e custos reduzidos são fatores decisivos. Qualidade e confiabilidade são pontos essenciais que merecem destaque, e muitas vezes são esquecidos durante esta fase.

Por outro lado, quais as antenas mais utilizadas, visando vencer as limitações mais comuns encontradas em campo e os principais avanços na tecnologia de antenas cilíndricas faixa larga e painéis baixo custo e de alta performance.

As trocas de experiências e soluções economicamente viáveis foram colocadas no fim a apresentação incluindo pontos e cuidados que deverão ser observados para a escolha de sistemas radiantes, bem como da implantação nessa fase de interiorização até o “switch-off” analógico.

O SET SUL 2015, Seminário de Tecnologia de broadcast e novas mídias Gerenciamento, produção, transmissão e distribuição de conteúdo eletrônico multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, entre outros.

O seminário se realiza nos dias 12 e 13 de Maio de 2015 em Curitiba, Paraná, das 9:00 às 19:00H na Universidade Positivo Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Curitiba – Paraná, e conta com a parceria Institucional: RPC TV/Universidade Positivo.

Confirma a programação completa em:

http://www.set.org.br/eventos_regionais_sul.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Curitiba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s