SET Nordeste 2015: “Quem não se comunica, se trumbica!”

Raquel Caldas Oliveira, coordenadora de treinamentos e capacitação da SNews

Raquel Caldas Oliveira, coordenadora de treinamentos e capacitação da SNews

O primeiro workshop do SET Nordeste 2015 foi muito didático e buscou a interação com os presentes. Por isso, começou explicando aos participantes a evolução da comunicação no mundo e como, aos poucos, o mundo evoluiu para sistemas de armazenamento de informação.

Com o título “Automação na produção do jornalismo”, Raquel Caldas Oliveira, coordenadora de treinamentos e capacitação da SNews, destacou a  importância da boa comunicação para o desenvolvimento. “Porque quem não se comunica, se trumbica!“, disse ela citando a frase famosa do apresentador e comunicador Abelardo Barbosa, o Chacrinha.

Raquel trouxe a Fortaleza “uma nova percepção da importância de automatizar a produção do jornalismo”. Segundo ela, “os sistemas de Newsroom além de serem os responsáveis por toda a confecção do jornalismo, possuem um novo papel”.

“Com as novas demandas do mercado, é possível automatizar toda a produção integrando com GC S, Playouts, MAM, Teleprompter, Close Caption, entre outras soluções”, explicou ela. “A automação do telejornalismo possibilita a otimização de custos, integração entre as áreas e produtos, tempo, processos e mão de obra”.

Um dos temas mais importantes tratados por Raquel foi como manter informações seguras nas emissoras, como elas podem ser automatizadas e como, segundo ela “a tecnologia pode estar sempre a nosso favor”.

Raquel interatua com os presentes no SET Nordeste 2015

Raquel interatua com os presentes no SET Nordeste 2015

“É necessário pesquisar, arriscar, mas precisamos apostar na automação para telejornalismo para que as informações cheguem ao telespectador da melhor forma. Isso é possível seguindo o fluxo de informação na emissora”, afirmou Raquel.

“Precisamos inovar e não ter medo da tecnologia. As pessoas têm medo de sair do conforto, mas sabemos que temos de nos adaptar às mudanças porque a única certeza é a de que a realidade é imutável”, finalizou.

Veja a programação do SET Nordeste 2015 

SET Nordeste 2015
Rua Vicente Linhares, nº 308, Aldeota, FORTALEZA – CE
Parceria Institucional: ESTÁCIO DO CEARÁ – ACERT – ASSERPE
Carga Horária: 18 horas – 09:00 às 18:00

Por Fernando Moura, em Fortaleza (CE)

Anúncios

Um pensamento sobre “SET Nordeste 2015: “Quem não se comunica, se trumbica!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s