SET Nordeste 2015: SET assina acordo de cooperação com a ACERT

Cerimônia de abertura do SET Nordeste em Fortaleza contou com a presença de diversas personalidades do Ceará

José Afonso Jr., da Anatel explicou os próximos passos do desligamento analógico no Brasil

José Afonso Jr., da Anatel explicou os próximos passos do desligamento analógico no Brasil

A cerimônia de abertura do SET Nordeste 2015, realizada nesta segunda-feira (8 de junho), na capital cearense contou com a presença de Carmen Lúcia Rocha Dummar Azulai (ACERT); José Afonso Jr (Anatel); Esdras Miranda (SET/TV Jangadeiro); Aminadabe Sousa (Estácio Ceará) e do presidente da SET, Olímpio Franco.

A cerimônia de abertura começou com as palavras de boas-vindas de Aminadabe Sousa (Estácio Ceará), que afirmou estar “muito orgulhoso” pela SET ter escolhido a Universidade Estácio de Fortaleza para sediar o primeiro encontro da SET no Ceará. “Porque um dos principais objetivos da Universidade é brindar o conhecimento”.

Olímpio Franco (SET) explica aos presentes no SET Nordeste 2015 as principais atividdes ds SET

Olímpio Franco (SET) explica aos presentes no SET Nordeste 2015 as principais atividades da SET

Olímpio Franco ressaltou a importância de realizar o SET Nordeste pela primeira vez em Fortaleza porque, disse, “um dos nossos objetivos é levar as novas tecnologias a todo o país”. Durante o seu discurso, Franco explicou os principais desenvolvimentos do SET Expo 2015 e do Congresso SET,  que analisará a situação do mercado audiovisual brasileiro e mundial. Ele descreveu, então, as atividades da SET durante a NAB e o IBC, e falou da importância delas para o posicionamento internacional da entidade.

Franco explicou ainda que a SET trabalha para ter uma revista acadêmica, com alcance internacional, com o objetivo de se tornar referência internacional para dar maior relevância ao Congresso da SET e assim permitir que os pesquisadores e estudantes que enviem “papers para o Congresso ganhem maior relevância e valor”

José Afonso Jr., da Anatel, explicou aos presentes como será feito o processo de desligamento analógico no país e, especificamente, no Ceará. “O desligamento em Recife, Fortaleza e Salvador será realizado em Julho de 2016, se 93% da população coberta pelo sinal receber a TV Digital”. Ele disse que o processo está avançando e em novembro de 2015 começará com o desligamento da cidade de Rio Verde (GO).

Outro dos temas abordados por Afonso Jr. foram as licitações de posições satelitais e como a Anatel tem trabalhado para dar mais acesso à banda Ka no país. Ainda explicou como será feita a migração da rádio AM para a FM. “No dia 3 de junho foi aprovado o valor que as rádios devem pagar para migrar e isso será um benefício para todos porque haverá uma melhoria de sinal”.

A presidenta da ACERT, Carmen Lúcia Rocha Dummar Azulai, agradeceu à SET por permitir que os profissionais do Estado de Ceará possam ter acesso às novidades do mercado audiovisual, e afirmou: “Precisamos destacar a recepção da tecnologia da radiodifusão terrestre, porque a recepção de TV permite vários usuários simultâneos”.

Para ela, “hoje falta clareza e objetividade sobre os receptores do futuro porque estamos migrando para os dispositivos móveis. E nessa transição não temos capacidade de recepção de sinais terrestres”. Para Carmen Lúcia, os dispositivos móveis não disponibilizam recepção de rádio por uma questão comercial. “A Apple cobra 30% de todos os aplicativos, por isso não está interessada em que o dispositivo de rádio esteja incluído no aparelho”.

“Hoje depende de nós que os aparelhos móveis tenham acesso à recepção de sinais terrestres”, disse Carmen Lúcia. “Sejam de rádio ou TV,  sempre depende de nós. Está nas nossas mãos que isso aconteça”.

Esdras Miranda, diretor regional do SET Nordeste,  agradeceu a Estácio pelo apoio na realização do evento e à SET por trazer pela primeira vez que o SET Regional para o Ceará com o intuito de abranger todo o nordeste em suas discussões.”Não tenho dúvida de que o evento será um sucesso devido à quantidade de inscritos. Queremos, durante estes três dias, trazer conhecimentos que possam ser utilizados de forma estratégia no dia a dia das emissoras do Nordeste”.

SET Nordeste 2015

O Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia se realiza de 8 a 10 de Junho no Auditório Central do Centro Universitário Estácio do Ceará, Unidade Moreira Campos, em Fortaleza.

Durante os três dias de Seminário, a SET realizará palestras de tecnologia e demonstrações, esperando-se a presença de mais de 200 profissionais. Durante o evento, como já é costume, a Revista da SET realizará a cobertura do evento levando aos seus leitores todas as informações do seminário que se realiza na capital do Ceará.

Nova Parceria da SET

parceria setNo final da cerimônia de abertura, a SET e a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) firmaram uma parceria para “unir forças”, segundo afirmou Olímpio Franco. “O nosso objetivo é estar perto das entidades que trabalham no setor. Nossa vontade é atrair forças para o setor e trabalhar juntos”.

A assinatura foi realizada entre Olímpio Franco, presidente da SET, e Carmen Lúcia Rocha Dummar Azulai, presidenta da ACERT. Para ela, “o acordo é de vital importância para avançar nos estudos em prol de uma melhor radiodifusão no Estado do Ceará e no país”.

Veja a programação do SET Nordeste 2015 

SET Nordeste 2015
Rua Vicente Linhares, nº 308, Aldeota, FORTALEZA – CE
Parceria Institucional: ESTÁCIO DO CEARÁ – ACERT – ASSERPE
Carga Horária: 18 horas – 09:00 às 18:00

Por Fernando Moura, em Fortaleza (CE)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s