SET Nordeste 2015: Terceira plataforma

Professor Wellington Aguiar, da Universidade Estácio do Ceará (FIC)

Professor Wellington Aguiar, da Universidade Estácio do Ceará (FIC)

O terceiro dia do SET Nordeste 2015 começou com uma palestra proferida pelo professor Wellington Aguiar, da Universidade Estácio do Ceará (FIC), que analisou como a evolução tecnológica proporcionou uma revolução na vida das pessoas e organizações nos últimos 50 anos.

A palestra “A terceira plataforma, para onde vamos?” avançou para conceitos como mainframe, os PCs, a internet, computação em nuvem, redes sociais, mobilidade, Big data, gestão do conhecimento, inovação, inteligência artificial etc. , lembrando os passos que foi dando a tecnologia, com dados sobre como começou a era da informática na década de 1960.

A segunda plataforma, segundo Aguiar, começou na década de 1980 com a chegada dos computadores pessoais (PC) com a democratização da tecnologia. “E em 1985 com a primeira TV por Assinatura no Brasil, que foi criada em Fortaleza com o primeiro sistema de TV paga do Brasil, do qual eu participei”.

“Na década de 1990 participei da instalação da telefonia móvel no Ceará quando, em 20 novembro de 1993, ativamos comercialmente a primeira CCC de telefonia móvel no Estado”. Mas muita coisa mudou, explicou Aguiar. Ele disse que desde 2010 entramos na terceira plataforma com a computação na nuvem, conectividade com mobilidades. “Hoje começamos a migrar a sistemas privados com mobilidade e conectividade”.

Para o professor da Universidade Estácio o importante é a gestão da inovação, a gestão estratégia de TI e gestão de conhecimento. Para ele, no futuro podemos esperar “maior utilização do Big Data, inteligência artificial para gerar conhecimento, inteligência competitiva para gerar estratégias, novas formas de comunicação”.

Para ele, o futuro do broadcast passa por Tvs e rádios interativas com cada dia maior interação dos ouvintes e telespectadores, que cada dia participam mais, e fazem dos meios de comunicação um meio de ida e volta.

Veja a programação do SET Nordeste 2015 

SET Nordeste 2015
Rua Vicente Linhares, nº 308, Aldeota, FORTALEZA – CE
Parceria Institucional: ESTÁCIO DO CEARÁ – ACERT – ASSERPE
Carga Horária: 18 horas – 09:00 às 18:00

Por Fernando Moura, em Fortaleza (CE)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s