SET Nordeste: Controle e monitoração

inoue_lineupOutros dos temas que preocupam os broadcasters brasileiros é a monitorização das emissoras, conforme mostrou a palestra “Controle e monitoração em Broadcast”, ministrada por Roberto Inoue, gerente de contas de LineUp/Axon.

Inoue afirmou, na última palestra do segundo dia do SET Nordeste 2015, que “desde que a tecnologia de transmissão existe, a infraestrutura de transmissão tem sido baseada em interconexão e interface específicas da indústria. Agora, finalmente, isso está chegando ao fim. As redes Ethernet tornaram-se rápidas o suficiente com as extensões adicionadas pelo grupo IEEE Audio Video Bridging (AVB), confiáveis e determinísticas o suficiente para servir como a próxima infraestrutura de geração de infraestruturas de transmissão (ao vivo)”.

O executivo afirmou que os principais desafios dos radiodifusores passam hoje por problemas ao vivo ou erros críticos, nos quais é preciso descobrir quando a imagem apresenta problemas ou Black. A interface é confusa porque cada fabricante possui um sistema de monitoração limitada sem a ferramenta necessária para o efetivo acompanhamento do ambiente Broadcast. O gerenciamento com configuração é único para cada fabricante, o que torna difícil para o operador aprender e gerenciar cada plataforma individualmente. Falou também do problema da lentidão, operadores precisam verificar cada interface proprietária individualmente para detectar e resolver o problema, entre outros problemas.

Uma das soluções apresentadas por Inoue foi trabalhar com linguagem SNMP ou que “permita controlar e monitorar milhares de dispositivos que suportam o protocolo SNMP; adicionar controle de exclusão para qualquer parâmetro de um dispositivo SNMP; e utilizar controles SNMP e condições de estado em seus formulários personalizados”.

Ainda disse que utilizando a plataforma Cerebrum é possível assumir o controle total de qualquer sistema de matriz e alterar as entradas e saídas manualmente ou automaticamente. “Controlar e monitorar a matriz através de seu protocolo nativo criando interfaces customizadas que permitem acesso às suas fontes, destinos, travas e proteções”.

No fim da apresentação, o executivo da LineUp explicou as principais funcionalidades da linha AXON SMART DVB, que adiciona monitoramento e análise no domínio de compressão do Digital Video Broadcast (DVB) que pode monitorar, analisar e visualizar ao vivo o transport stream MPEG com conteúdo comprimido, um “produto principalmente dirigido à distribuição que permite a entrega de ponta a ponta para os assinantes através de redes de redistribuição (ex. satélite para operadoras de cabo)”

O SET Nordeste 2015 continua nesta quarta-feira, 10 de junho de 2015, com diversas palestras.

Veja a programação do SET Nordeste 2015 

SET Nordeste 2015
Rua Vicente Linhares, nº 308, Aldeota, FORTALEZA – CE
Parceria Institucional: ESTÁCIO DO CEARÁ – ACERT – ASSERPE
Carga Horária: 18 horas – 09:00 às 18:00

Por Fernando Moura, em Fortaleza (CE)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s