Painel debate alternativas para o uso racional de energia

“O Brasil precisa diversificar urgentemente sua matriz energética”, afirmou o diretor da SET Nordeste, Esdras Miranda

energia2

O segundo dia de palestras começou, na sala 18, com o painel moderado pelo diretor da SET Regional Nordeste, Esdras Miranda, e os palestrantes Cleber Giorgetti, engenheiro elétrico de larga experiência executiva em multinacionais, e Jorge Viana de Castro (ECONEL e SERVENLOG). O painel abordou o tema “Matriz energéticas e alternativas para o uso racional da energia.”

Miranda iniciou a discussão apresentando o cenário de matriz energética e os custos da energia no Brasil atualmente. O diretor da SET, apesar de ter afirmado que a diversidade de matriz energética é necessária, se posicionou com otimismo em relação à situação do Brasil no cenário mundial. Além disso, explorou a questão de matrizes limpas e a importância da redução de CO2. Miranda também apontou a necessidade da diminuição com gastos de iluminação – responsável por 30% dos gastos de energias mundiais, apresentando as vantagens da tecnologia LED para o segmento. Por fim, o moderador mostrou dicas para uso racional da energia elétrica.

O engenheiro e consultor, Cleber Giorgetti, acrescentou à discussão a abordagem da auto-geração da energia elétrica, uma nova forma de se fazer energia. Ele falou sobre a cadeia energética no Brasil e a importância da geração eco-sustentável, que se utiliza de formas sustentáveis de energia como eólica e solar. Ele também apresentou e explicou as opções de funcionamento e vantagens da auto-geração de energia, que se dá principalmente através de placas fotovoltaicas. “Hoje, a energia solar é a mais barata que existe”, concluiu.

energia2O engenheiro eletricista, Jorge Viana, comentou brevemente o contexto tecnológico de energia no Brasil e no mundo e abordando principalmente a energia fotovoltaica na área de transmissão de comunicação em Amazonas a partir da apresentação de um case de sucesso. O estudo de caso apresentou dados como investimento no sistema, tipos de bateria e comparações com outros tipos de fonte energética. Por fim, Viana apresentou as oportunidades e tendências do mercado brasileiro, a exemplo da geração distribuída.

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

SET Expo 2015

A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Como já é costume, siga a cobertura em tempo real do Congresso e o SET Expo na Revista da SET.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Julia Gonçalves e Fernando Moura, em São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s