A adaptação do vídeo para diferentes plataformas

Representantes do mercado explicam a importância de adaptação de conteúdo áudio
visual para atender ao consumidor mediante a entrega de conteúdo online em IP

videoonline

A palestra, “Entrega de conteúdo online ao consumidor”, moderadora por David Britto (TOTVS) teve como palestrantes a Rafael Pereira (Globo.com), Shay David (Kaltura), Rodrigo Cascão (EiTV), e Guido Lemos (UFPB).

videoonline2Guido Lemos iniciou as palestras explicando as pesquisas em vídeo digital, os problemas enfrentados, as soluções propostas e testadas pela instituto de pesquisa que dirige na Paraíba. Ele mostrou como as pesquisas têm avançado no campo da acessibilidade, e expôs os desafios do 4K. Por fim, relatou os objetivos de médio e longo prazo das pesquisas em vídeo e áudio.

Depois foi a vez de Shay David. Sua exposição abordou os “Trends in online vídeo”, ressaltando o quanto o vídeo está presente na vida das pessoas. Mostrou um panorama mundial de como as pessoas têm consumido esse recurso (por TVs, tablets, notbooks, smartphones). Ele explicou ainda o funcionamento e as funcionalidades do HTML5, HBBTV e WebRTC, e terminou afirmando que a mídia têm a oportunidade de se redefinir e liderar o caminho da futura conexão, porque “é necessário entender as mudanças e mudar junto com elas”.

Rodrigo Cascão desenvolveu sua alocução trabalhando tecnologias de distribuição de vídeo na nuvem para múltiplos dispositivos. Explicou as diferenças entre redes gerenciadas e não gerenciadas e deu ênfase ao streaming adaptativo via HTTP. Encerrou expondo os principais mercados para os serviços OTT.

Por último, Rafael Pereira abordou o futuro da entrega de vídeo na Internet. Destacou a cobertura de eventos ao vivo e as novidades do Globo.com, além de explicar o que é o TV Enhanced e o conceito de multidevice; relatou ainda os desafios para essas novidades tecnológicas funcionarem com fluidez. Relembrou também os desafios relacionados ao 4k, tópico bastante abordado pelos outros palestrantes.

videoonline1A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

SET Expo 2015

A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Como já é costume, siga a cobertura em tempo real do Congresso e o SET Expo na Revista da SET.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Jéssica Dourado, Francisco Machado Filho e Fernando Moura, em São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s