Uso da faixa de 2GHz na cobertura de eventos externos debatido no Congresso SET

Além da interferência natural, sinais piratas comprometem transmissões de links, afirmam profissionais.

faixa de 2GHz_2

A sessão “Mudanças: faixa 2,5 G” realizada nesta segunda (24) que foi moderada por Francisco Peres (TV Globo) contou com as participações de Carlos Evangelista (Anatel), Otto Solino (Anatel), Adones Guerra (TV Globo) e Deisi Luiza Wosch (RPC). Os palestrantes discutiram formas em que todos possam usar o espectro de maneira saudável, otimizada e livre de interferências.

Abrindo as palestras, Deisi Luiza Wosch abordou a utilização da faixa 2.5 GHz na radiodifusão, da pauta até a entrada ao ar e a regionalização do conteúdo. Demonstrou como a faixa do espectro de 2GHz é utilizada pelas emissoras para prestar o serviço de reportagem externa. Através de um vídeo, apresentou o processo e as dificuldades de se realizar uma reportagem externa por conta das interferências naturais e imprevisíveis no sinal.

faixa de 2GHzAdones Guerra explicou como atender à demanda de programação em tempo real com a frequência disponível atualmente na faixa de 2GHz. Para Guerra as dificuldades em trabalhar com essa faixa, são demanda do uso do espectro em grandes eventos, e a necessidade de frequências mais amplas para esses eventos. Ele relembrou também dos desafios de transmitir reportagens externas, e destacou as divergências em relação à regulamentação. Encerrou mostrando propostas de solução para os problemas apresentados no uso da faixa 2GHz.

Carlos Evangelista focou sua fala na revisão das faixas de frequências destinadas aos SARC e RTVs. O engenheiro apresentou a proposta internalizada na Anatel e as principais questões sobre a faixa 2025 – 2110MHz e 2200 – 2290MHz. E mostrou outras faixas que estão sob revisão.

Para fechar, Otto Solino abordou os aspectos regulamentares da outorga e do licenciamento de estações. Esclareceu o que foi o Acordo de Cooperação Técnica nº002/2012 entre a Anatel e o Ministério das Comunicações e destacou que a Anatel não pode alterar as taxas de licenciamento.  “A nova gestão têm feito uma análise da regulamentação procurando modos de realizar melhorias” acrescentou Solino.

faixa de 2GHz_3A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

SET Expo 2015

A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Como já é costume, siga a cobertura em tempo real do Congresso e o SET Expo na Revista da SET.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Jéssica Dourado, Francisco Machado Filho e Fernando Moura, em São Paulo

Anúncios

Um pensamento sobre “Uso da faixa de 2GHz na cobertura de eventos externos debatido no Congresso SET

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s