Desenvolvimento de conteúdos e serviços em nuvem

Palestrantes explicam os impactos e facilidades alcançadas com o armazenamento online

blum

Márcio Pereira foi o moderador da palestra “Operacionalização via nuvem”. Marcelo Blum, engenheiro eletrônico da Videodata; Rafael Sanchez, técnico de desenvolvimento tecnológico e operacional da EPTV; Flávio Longoni, diretor comercial da CIS Brasil e Hugo Nascimento, diretor de Tecnologia da AD Digital, foram os oradores.

Blum, explicou o que é a computação na nuvem, dando suas principais características, vantagens e desvantagens, aplicações e comentou a mudança na visão de compra de licenças e hardwares passando à aquisição de serviços.

Rafael Sanchez, por sua vez, detalhou o funcionamento da nuvem privada desenvolvida na EPTV, voltada a agilizar o trabalho de jornalistas e editores, que podem acessar os conteúdos produzidos por eles em qualquer local da emissora.

Já Longoni, explicou os processos de criação do conteúdo digital e de novos produtos e ferramentas devido ao perfil do consumidor, reforçou a importância de backups e a capacidade de recuperação dos arquivos e caso de erro. O diretor da Cis Brasil afirmou, ainda que a mudança na produção e distribuição das mídias estão forçando as TVs a evoluírem.

Hugo Nascimento, CTO da AD Digital

Hugo Nascimento, CTO da AD Digital

Hugo Nascimento, problematizou a necessidade de desenvolver conteúdos que sejam de maior interesse do consumidor final. Tendo em vista que atingir mercados regionais e locais tem um custo alto. Para isso, apresentou uma solução que gerenciaria os serviços na nuvem, de forma a garantir versatilidade, redução dos custos, segurança e estabilidade.

O moderador Márcio Pereira apontou que estamos passando por uma revolução, devido à “migração muito forte das instalações convencionais com SDI para uma instalação IP e também os serviços que podem ser agregados com a nuvem. A gente não precisa nem mais de um prédio, podemos espalhar os serviços em diversos locais”, afirma.

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

SET Expo 2015

A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Como já é costume, siga a cobertura em tempo real do Congresso e o SET Expo na Revista da SET.

Nathane Agostini – Equipe Revista da SET/ProEx Unesp

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s