Diferentes tipos de distribuição via redes de Telecom analisadas no Congresso SET 2015

Exemplos dos Estados Unidos e do Brasil trouxeram mais informações sobre fibra óptica e LTE Broadcast para congressistas
telecomCom o avanço da tecnologia em redes de nova geração (NGN), novos serviços de vídeo são viabilizados para o usuário, como, por exemplo, VOD, Cloud DVR etc. Além disso, novos modos que visam tornar a distribuição de conteúdo mais eficiente dentro dessas redes passam a ser viabilizados em larga escala, como por exemplo o LTE Broadcast. No Congresso da SET, palestrantes apresentaram esses diferentes tipos de distribuição via redes de Telecom em um painel, moderado por Marcelo Guerra que contou com os painelistas: Andrew Reichman (Ericsson), Carmelo Iria (NET), e Luis Bento (Vivo).

Reichmann, diretor de soluções da Ericsson, analisou o LTE Broadcast sobre todos os aspectos que envolvem esse tipo de distribuição, como os fluxos de receita e offload de dados. Atualmente, o LTE Broadcast está sendo testado em diversos pontos do mundo. Para ilustrar, Reichmann citou cases de empresas que já utilizaram essa distribuição, como da Verizon TV na cobertura da Indy 500 de 2014 e da empresa Telstra na Australia. Em suma, Reichmann mostrou que esta distribuição apresenta “QoS garantido, aumento de cobertura e eficiência espectral e custo de evasão por uma melhor utilização da rede.”

Carmelo Iria (NET)

Carmelo Iria (NET)

Carmelo Iria, líder de Inovação na NET Serviços, trouxe o tema “VOD e TV Everywhere: Arquitetura da NET atualmente” ao painel. Primeiramente, abordou as estratégias envolvidas no projeto, como quando escolher sistema integrado ou plataforma aberta. Também explorou “a experiência do usuário” e explicou que a NET quis “construir essa experiência com a true cross screen em mente”, baseado os múltiplos modelos de consumo.

Luis Bento, da Telefônica Vivo, contou como sua empresa está se preparando para a transmissão Vivo TV Fibra e Vivo Play. Ele apresentou a estrutura desses serviços em São Paulo, mostrando o trajeto do sinal de Madrid até o Brasil. “Essa estrutura garante a entrega de VOD e canais ao vivo fora de casa através de acessos de qualquer conexão via internet”, “ela [a estrutura] é totalmente high level”, explicou.

Andrew Reichman (Ericsson)

Andrew Reichman (Ericsson)

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Julia Gonçalves e Fernando Moura, em São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s