Pesquisadores debatem sobre o papel das universidades na formação dos profissionais do mercado de broadcast

Painel contou com representantes de importantes universidades de engenharia que falaram sobre os desafios de formar profissionais para atender o mercado

universidades

O espaço para discutir o papel das universidades na pesquisa e formação de profissionais para o mercado do broadcast se deu na sala 19 do congresso da SET 2015. O painel “Pesquisa e Desenvolvimento: A formação profissional nas universidades” foi moderado por Cleber Giorgetti (GESC/FIA) e trouxe representantes de importantes instituições que abastecem o mercado com profissionais da engenharia e telecomunicação.

Para Giorgetti, a SET constatou que havia um espaço vago e que precisava ser ocupado pelo tema que direcionou o painel, “se temos uma boa formação, teremos um mercado mais robusto e competente” destacou.

Representando a INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações) o palestrante Carlos Augusto Rocha fez uma breve apresentação da unidade de formação do instituto que tem sede em Minas Gerais e falou sobre as principais pesquisas desenvolvidas pelos alunos e professores.

Rocha destacou os desafios de formar profissionais aptos a ingressarem no mercado e das necessidades de fazer parceria com a iniciativa privada. “Quando há a interação há uma melhoria do ensino e da pesquisa, oportunidade de desenvolvimento, aproximação com o mercado e experiência e motivação para os alunos,” defendeu.

O professor José Frederico Rehme da Universidade Positivo Engenharias, que fica em Curitiba-PR, apontou o alto índice de evasão dos cursos de engenharia. Ele atribuiu a diversos fatores essas desistências “é normal, alguns descobrem que não nasceram para a coisa, outros não querem se esforçar tanto, e outros vão fazer outras coisas” explicou ao destacar que engenharia é realmente uma área muito difícil.

Da Pontifícia Universidade Católica de Campinas o professor Amilton da Costa Lama defendeu o lado humano da academia na formação do engenheiro, “o profissional precisa estar consciente de que no fim das contas quem vai usar o que ele está desenvolvendo é um ser humano.” O professor apresentou os parceiros na formação do aluno e destacou que além do conhecimento teórico uma das principais características da universidade é dar condições de vivência prática para o aluno.

A sessão contou ainda com o professor Gustavo Moreira Calixto da Universidade de São Paulo. Ele apresentou projetos que visam fomentar a formação dos alunos conscientes com a realidade do mercado. “Nós procuramos identificar o que é tendência e outros pontos com o objetivo de colaborar na formação no desenvolvimento de tecnologias,” finalizou Calixto.

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

SET Expo 2015

A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Como já é costume, siga a cobertura em tempo real do Congresso e o SET Expo na Revista da SET.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Antonio Araujo Junior e Fernando Moura, em São Paulo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s