Profundidade de campo na produção HD&4K

canon1A manhã do segundo dia do SET Regional Centro-Oeste começou com a palestra de Fabrízio Reis (Canon Brasil) sobre lentes de câmeras para produção em HD e 4K. Uma aula sobre o funcionamento das lentes que são utilizadas em broadcast.

Ele disse que a lente é uma ferramenta ótica que pode alterar a imagem e, por este motivo, é tão importante que o dispositivo seja de boa qualidade.

Reis afirmou que todas as lentes têm excelente qualidade no centro e distorções nas bordas que geram aberrações cromáticas mediante algumas distorções cromáticas. “Para corrigir essas aberrações as marcas colocam lentes subsequentes que compensam os erros que a própria característica da lente apresenta”.

Após a apresentação, Reis avançou para produção de campo em 4K, a nova tendência do mercado broadcast que trabalha com sensores grandes e de resolução muito alta que, por sua vez, trabalham com efeitos de profundidade de campo muito pequena.

Na apresentação de Reis ficou claro que a profundidade de campo é fundamental nas produções 4K, porque “os grandes sensores trabalham de uma forma diferentes aos sensores das câmeras HD”.

Na atualidade, na hora de produzir “é igual produzir 4K e cinema,  as produções trabalham com lentes similares. Quando pensamos em TV ao vivo, para news, temos de esquecer os sensores Super 35mm, mas o ao vivo de verdade continua com sensores pequenos. A indústria de captação já trabalha para produzir lentes nativas de broadcast que trabalhem com lentes 2/3”. Já existem vários produtos em desenvolvimento de lentes 4K com sensores 2/3” e haverá lentes de até 1 polegada”.

SET CENTRO-OESTE 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, serviços satelitais, normas e regulações, entre outros. O encontro se realiza nos dias 6 e 7 de Outubro de 2015 em Brasília, Distrito Federal.

O seminário acontece das 9h às 17h no Centro de Convenções Brasil 21 – SHS Quadra 6, Bloco D – Asa Sul 70316-000  Brasília – DF – Brasil, e é realizado pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) com parceria institucional da ABERT e da EBC.

Confira a programação completa em:
http://www.set.org.br/eventos_regionais_centrooeste.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Brasília

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s