A importância da automação no jornalismo

raquel2Numa palestra interativa, Raquel Oliveira (SNews) mudou o rumo do SET Norte apresentando uma nova percepção da importância em automatizar a produção do jornalismo. Começou a sua palestra com bexigas e palitos em uma dinâmica de grupo que mostrou como “é importante organizar, aperfeiçoar-se”, brincar e trabalhar em “grupo”.

Raquel fez rir e participar efetivamente os participantes do SET Norte, questionando: “como seria se todo mundo ganhasse ao mesmo tempo sempre? O que é mais importante, a competição ou a cooperação? E o que isso tem a ver com a automação? Tem a ver com a competição do jornalismo, do TI, dos concorrentes etc. O que não fica claro para todos é que o sucesso do outro, é o meu próprio sucesso”.

Para ela a cooperação é muito mais importante que a competição. “Porque o que é preciso é integrar os usuários de uma redação e ainda trabalhar com a integração entre praças e, a partir dela, a integração com o mundo através de um ligação à internet com aplicações mobiles que são integradas com a redação”.

Raquel disse que os sistemas de Newsroom, além de serem os responsáveis por toda a confecção do jornalismo, possuem um novo papel. Com as novas demandas do mercado é possível automatizar toda a produção integrando com GC’S, Playouts, MAM, Teleprompter, Close Caption entre outras soluções. A automação do telejornalismo possibilita a otimização de custos, integração entre as áreas e produtos, tempo, processos e mão de obra.

A representante da SNews afirmou que hoje é preciso ter integração entre os produtos que são utilizados na emissora e, estas, podem ser integradas no mercado brasileiro por produtos nacionais que são excelentes. De todas formas, afirmou ela, para integrar e evoluir é preciso “integrar e evoluir tecnologicamente, colocando tudo em um único sistema que permita juntar as diferentes soluções”.  Isso, segundo ela, irá gerar economia de papel e possibilitará que todos trabalhem em tempo real, acessando a redação desde qualquer lugar do mundo. “Ainda podemos ter o histórico e arquivamento de toda a produção em um único sistema, o que permite ganhar tempo de produção”.

raquelPara finalizar ela disse que a “integração gera a colaboração em tempo real entre os jornalistas, com economia de ligações, gasolina, pessoal e horas extras. Assim, todas as partes são da mesma importância dentro de uma empresa, porque automatizando todos ganham”.

O SET Norte 2015 é transmitido ao vivo:

Para assistir ao vivo

Endereço para Iphone/Ipad

O SET NORTE 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, serviços satelitais, normas e regulações, entre outros

O seminário se realiza das 9h às 18h (horário de Manaus – duas horas a menos que o horário de Brasília) no Studio 5 Centro de Convenções – Av. Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial – Manaus – AM. O evento é realizado pela SET e a Fundação Rede Amazônica.

Por Fernando Moura, Manaus (AM)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s