NBR-5419 – Nova norma de proteção de descargas atmosféricas

professorO professor Carlos Augusto Duarte Alecrim (UFAM) analisou no SET Norte 2015 a norma que define a “proteção contra descargas atmosféricas”. A norma NBR 5419:2015 foi publicada em maio de 2015 e apresenta inúmeras mudanças nas recomendações para projeto, inspeção e análise da proteção contra raios, que é um problema muito importante em Manaus, segundo afirmou o professor.

Segundo Alecrim, “a norma atual está dividida em 4 partes que totalizam aproximadamente 300 páginas enquanto a anterior possuía 42 páginas. A primeira trata da ameaça atmosférica. A segunda parte é um sistema de gerenciamento de risco. A terceira trabalha a proteção contra descargas atmosféricas e a última as medidas de proteção contra surtos de corrente e surtos de tensão que vão degradando a estrutura e a sua transmissão de sinal”. Por isso. de acordo com o professor, é necessário abordar os principais pontos que foram alterados na revisão da norma e como a mesma está constituída.

Ele disse que o sistema completo de proteção contra descargas atmosféricas é composto pelas seguintes medidas de proteção: “Medidas de proteção para reduzir o risco de pessoas devido a choque elétrico; medidas de proteção para redução de danos físicos; medidas de proteção para redução de falhas dos sistemas elétricos e eletrônicos”.

O professor disse que ainda é necessário ter uma zona de proteção contra descarga atmosférica (ZPR) que são determinadas pelas medidas de proteção como SPDA, condutores de blindagem, blindagens magnéticas e DPS.

O SET Norte 2015 é transmitido ao vivo:


Para assistir ao vivo

Endereço para Iphone/Ipad

O SET NORTE 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, serviços satelitais, normas e regulações, entre outros

O seminário se realiza das 9h às 18h (horário de Manaus – duas horas a menos que o horário de Brasília) no Studio 5 Centro de Convenções – Av. Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial – Manaus – AM. O evento é realizado pela SET e a Fundação Rede Amazônica.

Por Fernando Moura, Manaus (AM)

Anúncios

Um pensamento sobre “NBR-5419 – Nova norma de proteção de descargas atmosféricas

  1. Pingback: NBR-5419 – Nova norma de proteção de descargas atmosféricas — Revista da SET – Confraria do Ferro de Soldar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s