Automação para jornalismo

Em uma palestra interativa com alguns dos participantes no palco, Raquel Oliveira (SNews) trabalhou o conceito de automatização e como esta pode ser positiva na hora de trabalhar em uma redação de jornalismo.

snews

Raquel afirma que é necessário ter uma nova percepção da importância em automatizar a produção do jornalismo. “Os sistemas de Newsroom, além de serem os responsáveis por toda a confecção do jornalismo, possuem um novo papel. Com as novas demandas do mercado, é possível automatizar toda a produção integrando com GC”S, Playouts, MAM, Teleprompter, Close Caption entre outras soluções”.

Assim, a executiva da SNews afirma que a automação do telejornalismo possibilita a otimização de custos, integração entre as áreas e produtos, tempo, processos e mão de obra. Hoje as emissoras precisam “integração entre softwares, hardwares e praças que permita a comunicação entre software e sejam transparentes”.

Para Raquel, no mundo de hoje para “gerir uma empresa, a boa qualidade da automatização investida é fundamental, é quem dita as margens de lucro e faturamento dentro de uma empresa, unindo pessoas à tecnologia no intuito de agregar valor à profissionalização da mesmo. O mundo exige agilidade e integração entre homem e máquina, acelerando e qualificando o diferencial e crescimento empresarial”.

Ela disse que “o principal objetivo deve ser a integração total da emissora” porque os “processos automatizados, perfeitamente alinhados, podem se tornar a mais poderosa vantagem competitiva de uma empresa”.

Para finalizar, Raquel disse aos presentes no auditório da Bolsa de Valores do Rio que a automatização gera economia com um “acesso à redação de qualquer lugar, já que o jornalista pode acessar ao MAM desde fora. Esta elimina impressões e ligações; e permite a economia com ida do repórter à emissora dando mais tempo”.

O SET Sudeste 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, se realiza no Auditório da Bolsa do Rio – Centro de Convenções Bolsa do Rio, na Praça XV de Novembro 20, Rio de Janeiro de 24 a 26 de novembro de 2015.

 

Veja a programação completa do SET Sudeste em:

http://www.set.org.br/eventos_regionais_sudeste.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, no Rio de Janeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s