Designer de áudio premiado palestra no SET Sudeste 2016

Baixa qualificação dos profissionais preocupa Marcelo Claret, vencedor do prêmio Bibi Ferreira em 2015 como o Melhor Designer de Som de todos os musicais montados no Brasil; mudanças tecnológicas também estão afetando empregos e alterando os fluxos de trabalho audiovisuais

IMG_3849.JPG

Idealizador e fundador do Instituto de Áudio e Vídeo (IAV), Marcelo Claret abordou a relevância do áudio nas produções televisivas, em palestra na tarde deste segundo dia do SET Sudeste 2016. Para introduzir a sua explanação, o executivo apresentou um trecho do filme Kill Bill, de Quentin Tarantino, no qual o diretor norte-americano utiliza um blackout de mais de um minuto e sete segundos para construir a sua narrativa.

“Para mim, isso mostra que nós devemos pensar em áudio e em visual e não apenas em audiovisual. O áudio é o único de nossos sentidos que está sempre trabalhando, que é omnidirecional. Escutamos mesmo quando estamos dormindo. Mas, qual é a percepção de áudio do público comum?”, questionou o palestrante. “Se você tiver um áudio de qualidade e diferenciado, é possível fidelizar o público! Essa entrega só acontece com qualificação profissional”.

Em 22 anos de treinamento no IAV, Claret disse ter percebido que a formação de profissionais de áudio é extremamente deficiente no Brasil. “Os nossos alunos chegam aqui sem saber calcular um logaritmo. Falta fundamento básico de áudio e acústica aos profissionais no país. É para reverter esse quadro que nós trabalhamos”.

A IAV é considerada a melhor escola de áudio da América Latina e se consagrou como referência na qualificação de profissionais do mercado de audiovisual. Claret trabalha com sonorização de musicais da Broadway no Brasil desde 2001 e, em 2015, recebeu o prêmio Bibi Ferreira como o Melhor Design de Som de todos os musicais montados no Brasil.

OTTs vs TV Aberta vs TV por assinatura vs Telecom

Quem também palestrou na tarde do segundo dia do SET Sudeste 2016 foi o coordenador do evento e diretor da UNISAT Consultoria, Engenharia e Treinamento, Cristóvam Nascimento. Ele abordou as mudanças nas formas de trabalhar com televisão, em um momento em que a TV Aberta concorre com as TVs por assinatura, com os serviços OTT e com as operadoras de telecom e mostrou como isso pode afetar os engenheiros e os profissionais de televisão caso não se atentem às transformações tecnológicas e de recepção.

IMG_3862.JPG

José R. Cristóvam (SET/UNISAT)

“Alguns postos de trabalho estão acabando e muita gente ainda não percebeu isso. Não podemos impor nada aos receptores. É preciso estarmos atentos às gerações que estão no mercado de trabalho e à gerações que estão recebendo os nossos conteúdos. Devemos estar ligados, conectados, processando e nos atualizando continuamente. Os conteúdos precisam voar de uma tela para a outra a partir da vontade dos usuários. Devemos pensar em uma nova geração de produtos ‘smart’, que possibilitem recepção de qualquer lugar, a qualquer hora. Isso deve começar já na criação dos conteúdos”.

Media Processing Workflow e MAM

Fabio Tsuzuki, sócio diretor da Media Portal, lembrou que o tempo para achar uma imagem em MAM com sistema digitalizado é muito menor do que o tempo para recuperar conteúdo em fita analógica ou, mesmo, em um sistema analógico com indexação, o que também afetará o mercado de broadcast. “Os salários dos operadores desses processos vão subir, porque os profissionais terão que ser mais qualificados para trabalhar com o MAM. Mas, o trabalho pode ser feito em muito menos tempo. O MAM é uma super ferramenta, capaz de gerar novas receitas e otimizar processos”, ressaltou Tszuki.

IMG_3889

Broadcasters e pesquisadores que acompanharam as últimas palestras do SET Sudeste 2016 posaram para foto ao final das atividades

SET Sudeste Rio 2016

O SET Sudeste Rio 2016 ocorre nos dias 6 e 7 de julho de 2016, no Auditório do Centro de Convenções Bolsa do Rio de Janeiro, das 9h às 18h.

O evento integra a série de encontros organizados e realizados pela SET em todas as regiões do Brasil (SET Sul, SET Norte, SET Centro-Oeste, SET Nordeste).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s