Sinais para RTVs, transmissões esportivas, e rentabilização de conteúdos são debatidos na capital cearense

publico2

A primeira palestra da tarde desta terça-feira, 27 de setembro de 2016, no SET Nordeste, começou com a explanação de Sérgio Luis Nogueira Martines, diretor Executivo na SM Facilities. Na comunicação “Soluções de baixo custo para RTVs: entregando valor e garantindo qualidade”, o executivo afirmou que “transmitir com maior potência já não garante qualidade em um  sistema de TV Digital” e questionou: “O que é valor? E, nesse sentido, o que garante a cobertura de entrega de valor? Qual é a percepção do dono sobre esse valor?”.

martinesCom o desafio do switch-off, considerou Martines, as empresas têm buscado a redução dos custos de investimento para a implantação da TV Digital nas cidades do interior, a fim de viabilizar seus projetos e, ao mesmo tempo, manter a qualidade para garantir a operação após a implantação. Isto, afirmou, é “possível com métodos de gestão modernos, focando no planejamento e em execução ágil, reduzindo os custos sem comprometer a qualidade das instalações”.

O representante da SM Facilities argumentou, ainda, que, em TV, o mais importante é que o sistema funcione “porque a empresa quer sinal funcionando. Hoje, o que importa é a diminuição dos custos operacionais e dos investimentos com otimização da estrutura. É fundamental ter métodos de gestão eficientes que entreguem os projetos e os resultados, priorizando o que realmente gera o resultado”, argumentou.

Transmissões em Grandes eventos esportivos

Mudando o foco das discussões, na segunda palestra da tarde do primeiro dia do SET Nordeste 2016, Armando Moraes, Gerente de Projetos da EVS no Brasil, apresentou a comunicação “Soluções avançadas para transmissões de eventos esportivos a vivo”. O executivo mostrou alguns dos desenvolvimentos fornecidos pela EVS para as transmissões dos megaeventos que se realizaram no país entre 2014 e 2016 e apontou as mudanças com as quais as emissoras tiveram que lidar neste contexto.

moraesO aumento no número de câmeras para mostrar os vários ângulos de um mesmo evento – incluindo câmeras com altos frame rates para geração dos Super Slow Motions – “gerou a necessidade de mais canais de gravação dentro do já apertado espaço das Unidades Móveis, ao que se junta a necessidade  de inserir gráficos, metadados e efeitos em real time, para atender não só ao Broadcast, mas também à grande demanda de conteúdos para vários dispositivos em Multi-Plataformas”, ressaltou Moraes.

No Mundial 2014, foi possível rentabilizar os conteúdos em diversas plataformas, explicou o executivo da EVS. Ele afirmou, ainda, que as soluções da companhia, em termos de transmissões esportivas ao vivo – eventos tão ou mais complexos do que as super produções de concertos, shows musicais e de entretenimento – têm feito com que a empresa desenvolva produtos que possam atender a estas exigentes necessidades de uma indústria em transformação.

Antes de encerrar a sua exposição, Armando Moraes mostrou as principais soluções da companhia e explicou como ela está desenvolvendo produtos para acompanhar os novos padrões de consumo de conteúdos esportivos: “Tivemos que colocar os equipamentos em unidades móveis cada vez menores que precisam de soluções integradas e que ocupem menos espaço”, concluiu.

Rentabilização de conteúdos com uma TV segmentada em ISDB-t

A terceira palestra da tarde mudou mais uma vez o foco das apresentações: Ernesto Riedel, gerente de Vendas Broadcast da YOUCAST, apresentou a explanação“Opções para transmissão via satélite de conteúdos ISDB-T considerando  eficiência e monetização”.

youcastRiedel analisou o mercado digital, explicou as mudanças com as receitas publicitárias neste contexto e mostrou como o mercado brasileiro pretende avançar em termos de publicidade na TV. “Com um cenário muito bom e um crescimento de 8%, a televisão segue sendo o meio mais eficaz de envolver a audiência. Para as marcas, é o melhor lugar para se estar e, para os broadcasters, continua sendo a maneira mais eficaz de rentabilizar os investimentos.”

O executivo argumentou, ainda, que o conteúdo local de TV oferece uma maneira fácil e eficiente para envolver os telespectadores com uma TV segmentada que possa valorizar os conteúdos das emissoras. “O conteúdo segmentado valorizará os nossos produtos. Se conseguirmos personalizar a experiência, poderemos rentabilizar o investimento.”

Ele ainda mostrou a plataforma OneBeam em sua apresentação, uma solução “agnóstica” desenvolvida pela Enensys, empresa do grupo, pensada para “transmissão de conteúdos ISDB-T em total compatibilidade com o DVB-S/S2, respeitando as disposições de redes SFN e os conteúdos formatados em MPEG-2 TS na interface aérea. Toda a sinalização BTS e a base de tempo estão inseridas em um PID otimizando a banda satelital e dando múltiplos usos a um link satelital entre as diferentes normativas”, concluiu.

O SET Nordeste 2016

O SET Nordeste 2016, Seminário de TV digital, Pay TV, TV na internet (OTT), TV Everywhere e Telecom, realiza-se nos dias 27 e 28 de setembro no Auditório da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), em Fortaleza, Ceará.

Durante os dois dias de palestras, a SET promove encontros que visam o desenvolvimento de tecnologias para o setor de broadcast brasileiro, esperando-se a presença de mais de 200 profissionais da região. Como já é costume nos encontros regionais, durante o evento, a Revista da SET trará aos leitores todas as informações do que se realiza na capital do Ceará.

 

Veja a Programação completa

 

SET NORDESTE 2016

Seminário de TV digital, Pay TV, TV na internet (OTT), TV Everywhere e Telecom
27 e 28 de Setembro de 2016
Av. Barão de Studart,1980 –  Aldeota, FORTALEZA – CE
Horário: 9H às 18H

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s