A segunda parte da manhã da edição 2016 do SET Nordeste começou com a palestra de Miguel Filho, Gerente de desenvolvimento e integração de soluções na Sony Brasil, que analisou “arquivamento Digital na era Beyond Definition”.
O executivo trouxe à capital cearense as novas tecnologias que permitem realizar o arquivamento digital e afirmou que “a grande maioria do mercado brasileiro utiliza suportes XDCAM, porque ela é uma mídia digital. O segundo suporte mais utilizado é a fita LTO”.

Miguel Filho, Gerente de desenvolvimento e integração de soluções na Sony Brasil
O executivo da Sony Brasil lembrou que, com “as novas demandas de UHD e Beyond Definition, o volume de dados para armazenamento passa a ser maior e surge o desafio de qual tecnologia adotar para guardar as informações de Arquivo/Centro de Documentação”.
Ele disse que a tecnologia da Mídia Óptica de Arquivo (Optical Disc Archive) “oferece uma série de vantagens diante de sua robustez e fácil implementação, viabilizando desde pequenos e simples arquivos até sistemas automatizados”.
Para Miguel Filho, a vantagem desta tecnologia é que “ela foi desenvolvida para ser utilizada em ambiente broadcast” e, por este motivo, tem as características adequadas para a indústria broadcast. “Hoje, trabalhamos com a tecnologia 2, que está evoluindo para chegar em 2022 como um cartucho que tenha a capacidade de ter 12 discos de 1TB cada um.”
Ao final de sua apresentação, o executivo questionou qual seria a melhor opção: utilizar o cartucho XDCAM ou um ODA, e argumentou que “é obvio, [a melhor opção] é o ODA que inclui em um cartucho 30 discos XDCAM reduzindo drasticamente os valores a serem investidos por uma emissora para realizar o arquivamento”.
Valor do conteúdo ao vivo na TV
Alberto Santana, gerente Regional – Latam da Snell Advanced Media (SAM) abordou, no Auditório da FIEC, os “Hot Topics do Mercado: Virtualização, 4K, SDI para IP e Olímpiadas 2016”. O representante da SAM analisou a forma como hardwares COTS são utilizados para a produção de vídeo ao vivo baseado em IP e aplicativos virtualizados que suportam os requisitos crescentes de transmissão de TV.

Alberto Santana, gerente Regional – Latam da Snell Advanced Media (SAM)
Para ele, “estas novas tecnologias oferecem soluções escaláveis para expandir a quantidade de canais, prevendo um futuro à prova de SD, HD e 4K” e vislumbrando como as mudanças no consumo de vídeo tem mudado as formas de “produção de conteúdo audiovisual” com cada dia maior demanda de “qualidade e conteúdos exclusivos”.
O executivo explicou que as demandas estão mudando e, com isso, é necessário desenvolver estratégias e novas formas de automação de conteúdos e de tráfico de dados “porque, hoje, independentemente do formato, o que importa é que eles possam ser interoperáveis”.
Antes de encerrar a sua apresentação, Santana explicou como a Globosat, a ESPN Brasil, a TV Bandeirantes e a FOX Sports utilizaram equipamentos da SAM durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Grafismo em grandes formatos de vídeo
Juliano Milanez, Sales Manager da AVID, analisou workflows gráficos para jornalismo e entretenimento na palestra “Unidades Gráficas avançadas e dinâmicas para diversas demandas”. Em sua opinião, a demanda gráfica atual das TV’s e dos veículos de comunicação digital vem sendo mais exigente e requisitando dos fornecedores mais ferramentas, com menos complexidade operacional e com alto índice de rendimento.
“Hoje, o grafismo deixou de ser apenas uma tarja de GC, o grafismo, agora, abrange muitas situações desde interatividade, cenários virtuais, e, assim, é possível trazer um engajamento com o público desde o grafismo (sic)”, comentou Milanez.

Juliano Milanez, Partners Account Manager da AVID
Para o executivo, as possibilidades gráficas atuais são quase infinitas, mas, “é preciso prestar atenção para não poluir a tela e os conteúdos disponibilizados”, já que é preciso escolher a ferramenta adequada “para que o resultado seja satisfatório na entrega do produto final e no engajamento do publico”.
“A apresentação de notícias mudou porque temos a imersão dentro dela. O grafismo ajuda a criar cenários e a criar formas de apresentação mais imersivas e reais”, concluiu Milanez.
O SET Nordeste 2016
O Seminário de TV digital, Pay TV, TV na internet (OTT), TV Everywhere e Telecom se realiza, de 27 a 28 de setembro, no Auditório da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), em Fortaleza, Ceará.
Durante os dois dias de palestras, a SET promove encontros que visam o desenvolvimento de tecnologias para o setor de broadcast brasileiro, esperando-se a presença de mais de 200 profissionais da região. Como já é costume nos encontros regionais, durante o evento, a Revista da SET trará aos leitores todas as informações do que se realiza na capital do Ceará.
SET NORDESTE 2016
Seminário de TV digital, Pay TV, TV na internet (OTT), TV Everywhere e Telecom
27 e 28 de Setembro de 2016
Av. Barão de Studart,1980 – Aldeota, FORTALEZA – CE
Horário: 9H às 18H