Ricardo Calderon, diretor de Vendas da Eutelsat, ministrou a palestra “A tecnologia de satélite acelerando a digitalização”, na qual afirmou que o satélite “pode ajudar a acelerar o processo de switch-off da TV analógica no Brasil”.

Ricardo Calderon, diretor de Vendas da Eutelsat
Em sua comunicação, o executivo apresentou a experiência da Eutelsat em outros mercados de tecnologia de distribuição de sinais digitais via satélite e afirmou que este é “o meio mais rápido e eficaz na implantação de redes de distribuição de televisão”.
O maior desafio do mercado broadcast brasileiro, na opinião de Calderon, é garantir o switch-off com orçamentos limitados e precisando alcançar locais de difícil acesso.“O principal desafio é como evitar a exclusão digital, isto é, como fazer para que menos gente fique sem TV”. Uma solução apontada pelo executivo seria “a distribuição via satélite, com uma única fonte com distribuição e custo beneficio viável, ampla cobertura, independência de infraestrutura, independência de fronteiras, e capacidade de manusear vários formatos de vídeo”.
Com um estudo de caso na Europa, mais precisamente na França, Calderon explicou como o governo do país criou um serviço via satélite free-to-view, que possibilitou enviar sinal de TV Digital via satélite aos telespectadores que não tinham recepção de TV Digital Terrestre.
O executivo explicou o funcionamento do satélite Eutelsat 65 West e indicou como, a partir de um canal de digital BTS comprimido, o equipamento consegue alimentar em HD a “rede de distribuição digital de uma emissora”.
Intercom para Broadcast

Amauri Ramos, gerente de Marketing e Ventas da RTS
Amauri Ramos, gerente de Marketing e Ventas da RTS, Telex & Bosch Conference Systems para América Latina e o Caribe, apresentou a palestra “Sistemas inovadores de intercom para broadcast”, na qual mostrou um panorama dos sistemas de intercomunicação modernos, que “trazem vantagens em sua instalação, manutenção e operação, considerando a dinâmica do dia a dia de emissoras, estúdios, produtoras e OBVans”.
A palestra também analisou novidades em conectividade IP para as soluções de Intercom, trazendo seus diferenciais competitivos e integração com outras plataformas de áudio, mostrando como estas contribuem na comunicação dos diferentes setores de uma emissora.
Ramos fez um resumo da história dos sistemas de interconexão e avaliou a evolução dos métodos de conexão intercom. “Hoje, a conexão de redes IP possui maior flexibilidade para se ajustar a diferentes redes existentes, trabalhando com a solução Omneo e com áudio Dante em AES67. Assim, um único cabo de rede permite ter 64 portas de comunicação.”
Um sistema inovador, na opinião do palestrante, deve ser “retrocompatível para que o investimento do cliente seja durável e este possa utilizar alguma parte do equipamento que já possui e, dessa forma, rentabilize ainda mais com os investimentos realizados, mesmo que este tenha 20 anos”.
O SET Nordeste 2016
O SET Nordeste 2016, Seminário de TV digital, Pay TV, TV na internet (OTT), TV Everywhere e Telecom, realiza-se nos dias 27 e 28 de setembro no Auditório da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), em Fortaleza, Ceará.
Durante os dois dias de palestras, a SET promove encontros que visam o desenvolvimento de tecnologias para o setor de broadcast brasileiro, esperando-se a presença de mais de 200 profissionais da região. Como já é costume nos encontros regionais, durante o evento, a Revista da SET trará aos leitores todas as informações do que se realiza na capital do Ceará.
SET NORDESTE 2016
Seminário de TV Digital, Pay TV, TV na internet (OTT), TV Everywhere e Telecom
27 e 28 de Setembro de 2016
Av. Barão de Studart,1980 – Aldeota, FORTALEZA – CE
Horário: 9H às 18H