A compressão e a virtualização são uma opção para o futuro das emissoras de TV para que estas deixem de ser dependentes do hardware
Roberto Silva (Harmonic) trouxe sugestões de workflow e infraestrutura digital ao SET Nordeste 2014 afirmando que no momento estamos caminhando para estruturas baseadas em cloud.
Silva explicou aos presentes os benefícios da virtualização e com ela a necessidade de processamento. “ A virtualização tem quatro camadas físicas, que são importantíssimas para dar suporte a gestão dos recursos da camada física que se avança para as virtual machines onde as aplicações são desenvolvidas no ambiente virtual”
O executivo explicou que “em um workflow convencional conseguimos ver os ganhos de escala na virtualização. Para isso precisamos pensar em virtualização que nos traz a economia de escala do ambiente de IT, a compressão que permite fazer mais com menos e a função de integração, que é trazer as funções sequencias a nosso fluxo de trabalho ao sistema”.
No mundo virtualizado, o ambiente de compressão é mais simples trabalhar em ambiente de IT que em chipset de trabalho porque “esses chipset dedicados perderão em relação ao desenvolvimento de software” que é feito de maneira transparente e que pode ser integrado.
Para Silva, com a virtualização o desenvolvimento da emissora passa entre outras coisas “blade services” permitem uma alta capacidade de processamento de vídeo e porque a virtualização já passou 70% da adoção no ambiente de IT e continua crescendo “oferecendo um melhor aproveitamento dos recursos e proporciona um aumento da relação funcionalidade/investimento criando a independência do hardware versus as novas aplicações e optimizando a redundância”.
O SET Regional NORDESTE, Seminário de Tecnologia de Televisão e Multimídias, Gerenciamento, Produção, Transmissão, Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, Interatividade, Mobilidade, Interferência, Broadcast e Broadband realiza-se em Recife, Pernambuco de 24 a 25 de setembro de 2014.
O evento espera receber mais de 200 profissionais do setor na capital pernambucana no Auditório da TV Jornal do Commercio. Conta com a parceria institucional da TV Jornal do Commercio e é uma realização da SET – www.set.org.br
Por Fernando Moura em Recife (PE)