Novas tendências de iluminação

Ricardo Kauffmann (ENERGIA) afirmou que o LED é um caminho sem retorno

Ricardo Kauffmann (ENERGIA) afirmou que o LED é um caminho sem retorno

Evolução na forma de iluminar, o LED como forma de iluminação na produção broadcast frente ao fim da luz incandescente

A última palestra do primeiro dia do SET Nordeste 2014 foi proferida por Ricardo Kauffmann (ENERGIA) quem explicou aos presentes as novas tendências de iluminação na produção broadcast, onde o LED aparece cada dia mais como uma opção.

Kauffmann disse que a eficiência, a qualidade e a durabilidade do LED esta comprovado, e “já são uma opção viável para as emissoras e produtoras de TV. Hoje estamos propondo LED com 98% de Color Render Index (CRI) que é a medida da precisão de como uma fonte de luz ilumina um objeto. Essa medida é baseada na percepção do olho humano, sobre um conjunto de cores definidos pelo chat Macbeth”.

Em 2013, foi desenvolvido pela EBU o Television Lighting Consistency Index (TLCI) um parâmetro pensado em função da sensibilidade dos sensores das câmeras de vídeo. Assim, esta recomendação da EBU é um novo processo de avaliação destinados a televisão, incluindo aí cinema e fotografia que utilizam os mesmos censores.

“O TCLI é consequência de um software desenvolvido pela EBU que tem a finalidade de comparar uma luz de referencia criada pelo software com a luminária que você quer comparar”, disse.

O desenvolvimento do LED está avançado, “cada dia temos produtos melhores e com mais qualidade. De fato, a lâmpada incandescente tem os dias contados, no Brasil nos próximos tempos será proibido a venda de lâmpadas incandescentes por isso este é um caminho sem retorno”.

“Na prática, estamos a falar de um novo LED que trabalha com as cores definidas no chat Macbeth, e que nivelam todas as cores acima de 95%” para dar aos radiodifusores “as melhores condições de iluminação possíveis”, disse.

Hoje gastamos muito dinheiro para fazer muitos milhões para fazer transmissão digital, mas não somos capazes de gastar para mudar a iluminação, para ser coerente é necessário pensar que é preciso investir em iluminação LED Full Spectrum. Ou insiste com lâmpadas incandescentes, ou muda para um dispositivo como o LED porque não há nada no horizonte que possa cumprir essa função em uma TV Digital”, finalizou o executivo da Energia.

O SET Regional NORDESTE, Seminário de Tecnologia de Televisão e Multimídias, Gerenciamento, Produção, Transmissão, Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, Interatividade, Mobilidade, Interferência, Broadcast e Broadband realiza-se em Recife, Pernambuco de 24 a 25 de setembro de 2014.

O evento espera receber mais de 200 profissionais do setor na capital pernambucana no Auditório da TV Jornal do Commercio. Conta com a parceria institucional da TV Jornal do Commercio e é uma realização da SET – www.set.org.br

Por Fernando Moura, em Recife (PE)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s