Novos mercados de engenharia de televisão

Alcione Alves afirma que é necessário criar cursos de formação para o setor

Alcione Alves afirma que é necessário criar cursos de formação para o setor

As novas plataformas trouxeram novos mercados para a TV e com isso, novas necessidades de mão-de-obra para os engenheiros da indústria. Hoje o técnico é muito mais de sistema que de bancada, muito mais suporte que manutenção.

A primeira palestra da manhã do segundo dia do SET Nordeste 2014 foi proferida por Alcione Alves (Faculdade Maurício de Nassau) quem ofereceu aos presentes um panorama geral da engenharia de TV e os novos mercados que se abriram com a chegada de novas tecnologias e múltiplas plataformas.

Alcione Alves afirmou que “novos mercados para engenheiros e técnicos de radiodifusão estão surgindo com a evolução dos novos segmentos de televisão. Além da TV aberta, as TVs por assinatura, e as TVs WEB ou IP TV despontam como novas oportunidades para os profissionais da área” por isso é preciso compreender quais “as novas necessidades de mão-de-obra desses mercados”.

“Nossa ideia e montar futuros cursos de capacitação. Para isso estamos fazendo um detalhamento das necessidades do mercado e ver que podemos oferecer para formar profissionais nos diferentes tipos de TV que existem na atualidade”, disse.

Para Alves, o mercado mudou muito com a digitalização, mas ainda faltam digitalizar muitas emissoras nas pequenas, médias e grandes cidades brasileiras. Com isso, “aparece um volume de serviços enorme, mas não corretamente dimensionados por não haver ainda uma programação desses serviços por parte das emissoras. Precisamos análise e implantação de “gap fillers” nas cidades digitalizadas; e antenas coletivas para eliminação de intermodulação nos canais adjacentes”.

Por isso tudo, os conhecimentos exigidos aos profissionais mudaram e hoje é necessário conhecimentos em acústica e iluminação de estúdio; digitalização de sinal de TV – amostragem, codificação, compressão, multiplexação do sinal etc.; captura, fluxo de distribuição (workflow), edição de sinal de áudio e vídeo; redes de transmissão de dados (com profundidade); programação de computadores; transmissão de TV – modulação, amplificação, propagação de ondas no ar; comunicação via satélite; e técnicas de medição com novas ferramentas – computador.

Y estes conhecimentos são importantes, referiu Alves, porque o “mercado atual detêm 17.000.000 e está previsto ser de 30.000.000 em 2017, o que significa uma implantação de 13.000.000 em 3 anos, ou seja, 4.333.333 por ano; 360.000 por mês; ou 12.000 por dia”.

Em resumo, segundo Alves, é preciso cursos de capacitação que poder responder as necessidades atuais exigem novos conhecimentos e por isso as “universidades e escolas têm de veicular, a nível de departamentos, aulas, trabalhos de pesquisas e informativos gerais sobre estas novas tecnologias. Por isso proponho três cursos que possam alocar as pessoas no mercado. Estes seriam o Curso de Pós-Graduação em TV Digital; o curso de engenharia de Transmissão; e o curso de engenharia de rede”.

O SET Regional NORDESTE, Seminário de Tecnologia de Televisão e Multimídias, Gerenciamento, Produção, Transmissão, Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, Interatividade, Mobilidade, Interferência, Broadcast e Broadband realiza-se em Recife, Pernambuco de 24 a 25 de setembro de 2014.

O evento espera receber mais de 200 profissionais do setor na capital pernambucana no Auditório da TV Jornal do Commercio. Conta com a parceria institucional da TV Jornal do Commercio e é uma realização da SET – www.set.org.br

Por Fernando Moura, em Recife (PE)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s