Evolução das mídias digitais e impactos nos processos de produção e jornalismo

Felipe Andrade explicou o que é o Avid Everywhere

Felipe Andrade explicou o que é o Avid Everywhere

Palestra mostra como mudaram os sistemas e as formas de fazer em broadcast, mas se mantêm a necessidade de gerenciamento dos conteúdos

A última palestra da manhã do segundo dia do SET Nordeste 2014 foi de Felipe Andrade (AVID) quem realizou uma análise dos processos atuais de produção e jornalismo, comparando a necessidade crescente de audiência em novas mídias, e exemplifica algumas possíveis soluções de trabalho colaborativo em “cloud” sobre uma plataforma aberta.

Para ele, maneira como as coisas eram no mundo broadcast, “hoje ainda as emissoras possuem edição linear e manual, o arquivamento é feito com fitas de forma manual e isso esta mudando para processos que permitam realizar o gerenciamento e proteção de arquivos digitais. Mudou o sistema e a forma de arquivamento, o que não muda é a necessidade de gerenciamento dos conteúdos produzidos”

Andrade disse que mudou a velocidade e as diferentes dinâmicas da indústria porque “hoje a demanda é por mais conteúdos e mais telas” sendo que a indústria broadcast é muito fragmentada porque “temos centenas de fornecedores de tecnologia, uma situação que deverá mudar no futuro com menos players fornecendo soluções mais completas”.

Ele explicou aos presentes o novo conceito da empresa, o Avid Everywhere afirmando que este não é um produto, senão “uma nova forma de fazer, mas sim uma visão da empresa baseada na Media Central Platform, que não é produto final, senão um produto que evoluirá com a tecnologia da empresa permitindo integrar outros serviços e plataformas”.

O executivo explicou que a plataforma Media Central pode ajudar a melhorar o funcionamento das emissoras e dar maior versatilidade aos trabalhos em jornalismo com aplicações para iPhone.

Um case da Copa do Mundo, realizado pela Avid para a Fox Sport Brasil foi tratado na palestra onde se explicou como foi criada a plataforma remota que permitiu a emissora que os seus jornalistas realizarem matérias dos diferentes pontos e as enviem a central, tudo “de forma remota”.

O SET Regional NORDESTE, Seminário de Tecnologia de Televisão e Multimídias, Gerenciamento, Produção, Transmissão, Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, Interatividade, Mobilidade, Interferência, Broadcast e Broadband realiza-se em Recife, Pernambuco de 24 a 25 de setembro de 2014.

O evento espera receber mais de 200 profissionais do setor na capital pernambucana no Auditório da TV Jornal do Commercio. Conta com a parceria institucional da TV Jornal do Commercio e é uma realização da SET – www.set.org.br

Por Fernando Moura, em Recife (PE)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s