Novas aplicações de satélites broadcast

Luiz Tadeu Navarro (STAR ONE) mostrou as novas aplicações de satélites para o setor

Luiz Tadeu Navarro (STAR ONE) mostrou as novas aplicações de satélites para o setor

Aplicações na área de broadcasting, os novos lançamentos de satélites e as novas tecnologias do setor debatidas em Recife

As palestras do início da tarde começaram com Luiz Tadeu Navarro (STAR ONE) quem abordou um tema até o momento não tratado no SET Nordeste 2014, as principais aplicações dos satélites na área de broadcasting, os lançamentos e as novas tecnologias que surgem como promissoras no futuro próximo de um setor que não para de crescer no Brasil.

Navarro disse aos presentes que um dos principais objetivos da empresa no momento é a expansão da empresa para “latino América” sendo que o foco da empresa no que diz respeito a broadcast em banda C, com contribuição e distribuição de enlaces de televisão com alta disponibilidade, conexões do tipo “long-haul” para operadoras de telecomunicações; e a banda Ku para uso em DTH e redes VSAT. A banda Ka é utilizada para acessos banda larga e novas aplicações de televisão.

Um das novidades trazidas a Recife por Navarro foi que o lançamento do Satélite Star One C4 está previsto para o terceiro trimestre de 2014 e que este dispositivo” ficará localizado com o C2 e aumentará a capacidade em Banda Ku, onde opera o DTH da Claro TV, do grupo Embratel”

O C4 terá uma expectativa de vida útil de 15 anos e terá 48 transponders em Banda Ku esperando-se que seja utilizado para DTH no Brasil.

Navarro afirma que o 4k e o 8K gerarão um aumento de banda nos satélites, mas para isso é preciso “aquisição da posição orbital; definição do artefato e cumprimento das metas; contratação do satélite, lançamento e seguro; gestão da vida útil, comercial, vendas de capacidade; e planejamento da reposição”

O SET Regional NORDESTE, Seminário de Tecnologia de Televisão e Multimídias, Gerenciamento, Produção, Transmissão, Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, Interatividade, Mobilidade, Interferência, Broadcast e Broadband realiza-se em Recife, Pernambuco de 24 a 25 de setembro de 2014.

O evento espera receber mais de 200 profissionais do setor na capital pernambucana no Auditório da TV Jornal do Commercio. Conta com a parceria institucional da TV Jornal do Commercio e é uma realização da SET – www.set.org.br

Por Fernando Moura, em Recife (PE)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s