Antena Digital de Brasília

flávio resende

Flávio Lara Resende da Associação dos Veículos de Comunicação – AVEC/DF, fez uma apresentação interessante no SET Regional Centro Oeste 2014. Ele explicou como foi realizado o trabalho de instalação da “Antena Digital de Brasília” construída na cidade para que as emissoras que existiam no momento em base a um projeto de Oscar Niemeyer.

“O que fizemos foi chegar a um consenso e por isso construímos a antena digital. Inicialmente iriamos comprar um terreno e construir essa torre. Mais tarde descobrimos que comprar não seria possível porque os terremos ou eram do TerraCap (Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal)  ou tomados. Nesse momento fomos ao governo e conseguimos uma sessão para as emissoras”.

“Formamos um consorcio e pensamos em comprar a antena a través da AVEC, mas acabou por ser construída pelo governo”, explicou Resende a plateia e disse que “foi feita com muito demora, e com alguns problemas”.

No fim do percurso, explicou Resende, “nos temos uma única antena na mesma operação com as seis emissoras  que tem sete posições comprada na Alemanha que acabou por ser um exemplo para o Brasil. Depois de um processo longo e complicado conseguimos trazer a antena ao país”.

Para Resende, o mais interessante do projeto é a possibilidade de criação de um lugar comum para todas as emissoras do Distrito Federal mostrando que “a ideia juntar todo o mundo num mesmo espaço, sem privilegiar ninguém. As emissoras estão começando a mudar-se para a torre”.

“Quando se tem um projeto de este tipo com empresas tão diferentes mostra que quando o projeto beneficia a todos é possível. Nos gostaríamos que isso se possa estender a outras localidades e com isso avançar a outras cidades compartilhando equipamento e gerando economia e sendo mais sustentáveis”.

O SET Regional Centro Oeste 2014, Seminário de Tecnologia de Televisão e Multimídias, Gerenciamento, Produção, Transmissão, Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, Interatividade, Mobilidade, se realiza em Brasília de 21 a 22 de outubro de 2014, no Espaço Cultural da Anatel.

O evento espera receber mais de 200 profissionais do setor na capital  brasileira, e conta com a parceria institucional da Empresa Brasil de Comunicação S/A (EBC – DF). A realização é da SET – www.set.org.br

Por Fernando Moura, em Brasília (DF)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s