Fibra óptica: infraestrutura para trafego de sinais

Nilson Fujisawa_Line Up

Integrações de equipamentos em unidades móveis ou emissoras através de sistemas de interconexão

Nilson Fujisawa – Line-UP apresentou na primeira palestra da tarde do primeiro dia do SET Regional Centro Oeste 2014 a palestra: “Adequação da infraestrutura para trafego de sinais via fibra óptica”.~

A palestra começou com um vídeo da Reidel, um das marcas distribuídas no Brasil pela LineUP/Comtelsat, mostrando as vantagens do Mediornet que funciona com fibra óptica. Isso porque a ideia de Fujisawa foi mostrar a plateia as vantagens dos sistemas baseados em fibra óptica permitindo redução de custos; redução de quantidade de cabo; o transporte de múltiplos sinais; o isolamento elétrico; imune a interferência electromagnética e largura de banda maior.

Mas, explicou Fujisawa, disse que as suas maiores desvantagens são as de um investimento maior a curto prazo (infraestrutura, ferramentais e treinamento); cabo frágil, cuidados especiais de manuseio; e que necessita mais proteção no cabo e conector.

Para ele, escolher fibra óptica ou cabo coaxial, depende do peso da infraestrutura, o custo total do investimento e dependerá da utilização que seja dado a estrutura. Isso porque para o diretor da LineUp é preciso ter em contar as conexões elétricas e as conexões ópticas da emissoras .

Fujisawa recomendou aos presentes que a fibra óptica tem a vantagem de ser agnóstica a utilização, não envelhece e transcenderá as mudanças tecnológicas atuais. Disse, ainda que a segurança será muito maior com sistemas baseados em anéis ópticos que possibilita maior distancia entre local das antenas e as emissoras, por exemplo.

O SET Regional Centro Oeste 2014, Seminário de Tecnologia de Televisão e Multimídias, Gerenciamento, Produção, Transmissão, Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, Interatividade, Mobilidade, se realiza em Brasília de 21 a 22 de outubro de 2014, no Espaço Cultural da Anatel.

O evento espera receber mais de 200 profissionais do setor na capital  brasileira, e conta com a parceria institucional da Empresa Brasil de Comunicação S/A (EBC – DF). A realização é da SET – www.set.org.br

Por Fernando Moura, em Brasília (DF)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s