Mídias digitais nos processos de produção

Andrade SET Centro Oeste 2014

Palestra mostrou evolução do broadcast pensando como gerenciar os conteúdos criados pelas emissoras

A segunda palestra da tarde do primeiro dia do SET Centro Oeste 2014 foi de Felipe Andrade (AVID), quem tentou desvendar a “Evolução das mídias digitais e impactos nos processos de produção e jornalismo”.

Para Andrade, é essencial analisar os processos atuais de produção e jornalismo, comparando a necessidade crescente de audiência em novas mídias, exemplificando algumas possíveis soluções de trabalho colaborativo em “cloud” sobre uma plataforma aberta.

O executivo afirma que a tendência do mercado broadcast é a aglutinação de marcas e empresas que levem no futuro a ter menos players concentrando mais produtos e desenvolvendo novas soluções.

Assim, para ele, a base de todo esse processo esta no “gerenciamento dos conteúdos” porque mudou a velocidade e as diferentes dinâmicas da indústria porque “a demanda é por mais conteúdos e mais telas” sendo que a indústria broadcast é muito fragmentada porque “temos centenas de fornecedores de tecnologia, uma situação que deverá mudar no futuro com menos players fornecendo soluções mais completas”.

Andrade disse que o Jornalismo Moderno deve buscar por novas historias em varias frentes de trabalho com um audiência fragmentada entre múltiplas plataformas com menos profissionais, mas os jornalistas “precisam das mesmas ferramentas tanto no estúdio como no campo”.

Uma vez explicado isso, Andrade disse aos presentes que o objetivo é “conectar todos as partes do sistema produtivo a partir da plataforma MediaCentral que pode ajudar a melhorar o funcionamento das emissoras e dar maior versatilidade” aos trabalhos em jornalismo com aplicações para iPhone.

De fato, Andrade disse que a “única forma de funcionamento desse plataforma é que funcione de forma aberta  em diferentes sistemas operacionais, possibilitando conexão remota com as ferramentas da Avid”.

Assim, com o MediaCentral podemos ter uma “aplicação customizável via web com interface e Mobile; revisão, busca, edição e logging; edição intuitiva; revisão de cenas ou sequencias em campo usando aplicações moveis no iPhone, iPad ou Android”.

O SET Regional Centro Oeste 2014, Seminário de Tecnologia de Televisão e Multimídias, Gerenciamento, Produção, Transmissão, Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, Interatividade, Mobilidade, se realiza em Brasília de 21 a 22 de outubro de 2014, no Espaço Cultural da Anatel.

O evento espera receber mais de 200 profissionais do setor na capital  brasileira, e conta com a parceria institucional da Empresa Brasil de Comunicação S/A (EBC – DF). A realização é da SET – www.set.org.br

Por Fernando Moura, em Brasília (DF)

Deixe um comentário