A palestra “uma sugestão de workflow e infraestrutura digital” ministrada por Roberto Silva – HARMONIC, trouxe a Brasília um reflexão sobre as infra-estruturas virtualizadas de vídeo que já estão baseadas em plataformas IP.
Silva explicou o conceito de virtualização e suas camadas. A virtualização têm quatro camadas físicas, que são importantes para dar suporte a gestão dos recursos da camada física que se avança para as virtual machines onde as aplicações são desenvolvidas no ambiente virtual.
Para o executivo o futuro para pela virtualização do vídeo assumindo que é preciso ter um software-center com blades servers e virtualização que “compartilhará todos os recursos” porque a virtualização que nos traz a economia de escala do ambiente de IT, a compressão que permite fazer mais com menos e a função de integração, que é trazer as funções sequencias a nosso fluxo de trabalho ao sistema.
Silva explicou que são usados Blades servers porque estes reducem os custos por porta, o número de conexões, espaço e consumo de energia, além de que a infraestrutura de IT oferece um menor custo de manutenção e gerenciamento.
Para concluir, Silva disse que com a virtualização o desenvolvimento de uma emissora passa entre outras coisas pela instalação de “blade services” que permitem uma alta capacidade de processamento de vídeo.
O SET Regional Centro Oeste 2014, Seminário de Tecnologia de Televisão e Multimídias, Gerenciamento, Produção, Transmissão, Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, Interatividade, Mobilidade, se realiza em Brasília de 21 a 22 de outubro de 2014, no Espaço Cultural da Anatel.
O evento espera receber mais de 200 profissionais do setor na capital brasileira, e conta com a parceria institucional da Empresa Brasil de Comunicação S/A (EBC – DF). A realização é da SET – www.set.org.br
Por Fernando Moura, em Brasília (DF)