A influência da luz na qualidade de vídeo

Armando Ishimaru, da Leader  Instruments

Armando Ishimaru, da Leader Instruments

Com câmeras cada dia mais precisas e com maior qualidade é preciso ajustar a captação do vídeo e ter ferramentas para trabalhar com a luminância, um trabalho muitas vezes subjetivo. No SET Norte a Leader Instruments apresentou soluções para este problema.  

Armando Ishimaru (LEADER INSTRUMENTS) trouxe ao SET Norte 2014 questões relacionadas com a iluminação e como esta afetada a qualidade do vídeo captado pelas emissoras de TV.

Para ele, em uma ambiente de produção “é um desafio conciliar as exigências artísticas e técnica avaliando a qualidade do vídeo em um monitor forma de onda que é a referência para os técnicos mas nem sempre para o pessoal artístico que tem o fotômetro como referência para medição de luz. Muitas vezes a avaliação torna-se subjetiva recaindo sobre um monitor de vídeo que nem sempre é um monitor de grau de referência”.

“Nossa preocupação é produzir da melhor maneira na produção, na ponta e inicio do processo para maximizar os recursos evitando perdas ou custos adicionais na produção e pós produção. Para isso maximar as funcionalidades dos equipamentos para obter os melhores resultados com uma rápida configuração das conexões físicas e com formatos que tenham relação de aspecto e confirmação dos protocolos”, disse Ishimaru.

Assim, disse Ishimaru, “precisamos monitorar e analisar o Gamut para assim sabermos que cores vamos captar e como o meu vídeo vai ser captado. Ainda realizar ajustes de foco, com avaliação dos níveis de exposição e controle da iluminação do set”.

Para facilitar a obtenção de resultados precisos e eficientes, disse Ishimaru que a “Leader criou ferramentas intuitivas para operadores, com formação não técnica, que são: 5 Barras, CineLite, CineZone e CineSearch, pilares para uma produção perfeita.”

Assim, uma das soluções em vídeo pode ser o “CineZone, una novo método de ajuste de luminância. Este sistema ajusta níveis de referência de luminância ajudando aos cinegrafistas e produtores na hora da captação de imagem”.

Nesse sentido, o executivo disse que o CineZone pode ser um excelente método de ajuste de luminância durantes as filmagens, trabalhando com o “diafragma de dará a profundidade de campo. Com este sistema podemos medir em forma de onda o nível de luminância cada parte da imagem e fazer o ajuste mediante o sistema”.

Outro dos recursos apresentados por o executivo da Leader Instruments é p CineSearch que serve para “como referência ajustável dos níveis de luminância da imagem captada”. Ainda, foi apresentado o CineLite, que serve para definir luminância em porcentagem e “ter controle da sua produção quando com a mesma câmera se podem melhorar os resultados do vídeo captado”.

 

Assista ao vivo

Para ter acesso ao vídeo clique em um dos links abaixo a partir das 8:30AM (horário de Brasília) dos dias 05 e 06 de novembro de 2014.

Para acessar a transmissão através de seu pc

Para acessar a transmissão através de seu Iphone / IPAD

O Congresso conta com a parceria Institucional da Fundação Rede Amazônica, e é uma realização: SET – http://www.set.org.br

A Revista da SET realizará a cobertura ao vivo do evento em : www.revistadaset.com

Data: 5 e 6 de novembro de 2014

Horário: 9 a 18H.

Local: Studio 5 Centro de Convenções. Av. Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial – Manaus – AM

 

Por Fernando Moura, em Manaus

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s